- MARKETING DIGITAL
(falta de) Criatividade
- 27/07/2020 18:05
- Media.K
A escritora norte-americana Maya Angelou dizia que não é possível definir a criatividade, mas é algo que “quanto mais você a usa, mais você tem”.
Para Aristóteles, somos seres sociais, e as grandes conquistas da humanidade são todas frutos do instinto cooperativista com que nascemos. É de se imaginar, então, que o período de quarentena imposta seja desafiador no que diz respeito a descobrir novos estímulos e jeitos novos de se pensar fora da caixa. Ora, se ser criativo depende de incentivos para que a habilidade seja desenvolvida desde cedo, a vivência do ócio durante o período de isolamento social pode ajudar ainda mais nesse processo.
O papel das marcas agora é, em proporções iguais, utilizar sua voz para conscientizar e entreter seu público. Em um momento em que vivemos rodeados por notícias ruins, o usuário médio busca alguma forma de se desvincular desse turbilhão de emoções - e ainda assim manter-se informado e seguro. O papel de levar informações importantes com um tom de voz sutil cabe às marcas, que neste momento devem adaptar seus discursos de não apenas oferecer um produto, mas conversar com sua clientela com um estilo de conversa mais humanitário e empático. É momento de se focar não em vender, mas no branding que fará sua empresa ser lembrada e conquistar o afeto de seus seguidores.
Presenciamos uma série de ações geniais nos últimos meses - a AmBev dedicando parte de sua força produtiva à distribuição de álcool em gel, o Mercado Livre alterando seu logo para reforçar o isolamento social, o quebra-cabeças da Heinz com todas as 570 peças na mesma tonalidade de vermelho para mostrar que “coisas boas levam tempo - e agora temos um pouco mais de tempo”, dentre muitas, muitas outras que chocam, fazem rir ou promovem reflexão sobre o tema. A questão é: a inovação publicitária nunca foi tão importante. Mas, é claro, como manter-se criativo se estamos afastados de todo o processo de criação que já conhecemos - sem podermos busca inspiração nas coisas mais banais das ruas ou numa conversa com colegas?
Não existe uma solução única ou a recuperação instantânea da criatividade - mas algumas dicas de pequenos comportamentos que podem, sim, auxiliar nessa jornada que é tão pessoal para cada um:
Esvazie a mente: durante o período de isolamento social é muito fácil ceder à rotina e saturar-se de notícias ruins em um grau excessivo. Procure tirar um tempo do dia para relaxar, sem nenhum estímulo externo. São dos momentos de reflexão cotidianas que surgem as melhores ideias.
Ressignifique objetos comuns: procure pensar fora da caixa, busque jeitos novos de encarar as coisas que estão ao seu redor todos os dias. A diretora de arte responsável pelas capas icônicas da revista The New Yorker, Françoise Mouly, conta que um exercício de criatividade diário é buscar novas funcionalidades para objetos cotidianos - por exemplo, um cubo mágico ou uma xícara de café.
Expanda seus horizontes: durante esse período de isolamento social, o que não faltam são conteúdos e cursos virtuais para aprender algo novo. Desde a teoria por trás da fermentação de pães até aulas sobre UX design, vale tentar de tudo. A inspiração pode surgir de onde menos se espera.
Comunique-se: Voltando a Aristóteles: somos seres sociais. Qualquer conquista humana só é verdadeiramente celebrada quando compartilhada, e por isso é importante que nos mantenhamos em contato com familiares e colegas que nos incentivem a conquistar sempre mais. Mesmo que à distância, agendar chamadas de vídeo para colocar o papo em dia pode ser mais benéfico do que imaginamos.
E, por fim mas não menos importante: mão na massa! O passo mais importante de qualquer processo criativo é começar a fazê-lo. Não tenha medo de ousar: deixar-se livre para criar talvez seja a principal dica para estimular a criatividade. E quando se trata de arte, nada é um erro. Não existe ganhar ou perder, só existe o fazer. Boa sorte!
Blogs Relacionados
Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios
- 2024-12-20 17:11:18
Ideia. Ação. Sucesso
- 2024-10-25 15:52:30
Trabalho à distância: nossa fórmula
- 2024-10-21 09:41:30
Meta é bom, mas pode ser ruim
- 2024-10-16 14:28:00
Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo
- 2024-10-11 09:53:24
Funcionários fantasmas
- 2024-10-08 09:43:05
Atendimento extraordinário, cliente impactado
- 2024-10-04 16:27:18
Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads
- 2024-10-01 15:48:58
Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K
- 2024-08-23 15:18:44
4 formas de vender mais no Dia dos Namorados
- 2022-06-05 13:16:25
Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância
- 2022-05-24 09:15:53
Você sabe o valor do seu cliente?
- 2022-05-05 09:22:02
Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas
- 2022-04-12 16:45:02
Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática
- 2022-02-24 17:34:12
Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?
- 2022-02-10 13:12:53
O que um Gestor de Tráfego Pago faz?
- 2022-01-20 12:50:17
3 tendências de marketing para 2022
- 2022-01-14 14:48:53
6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads
- 2021-12-20 17:01:49
5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram
- 2021-12-07 16:05:12
Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?
- 2021-12-03 14:19:10
Como usar dados para ter novas ideias
- 2021-12-02 16:41:52
Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?
- 2021-12-01 11:58:03
Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?
- 2021-11-24 09:51:20
O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio
- 2021-11-10 15:50:49
Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?
- 2021-11-08 11:40:01
ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância
- 2021-11-03 12:36:32
Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?
- 2021-10-20 17:49:48
4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa
- 2021-10-19 15:47:17
Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?
- 2021-10-15 18:21:14
O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
- 2021-10-08 11:41:33
3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais
- 2021-10-01 16:06:50
As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos
- 2021-09-22 19:12:33
Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço
- 2021-09-17 17:28:04
Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio
- 2021-09-13 17:11:46
Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022
- 2021-09-08 18:18:55
Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira
- 2021-09-01 19:10:22
Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia
- 2021-08-27 17:56:38
Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?
- 2021-08-26 09:26:49
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio
- 2021-08-19 11:18:49
Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
- 2021-08-12 12:31:53
Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead
- 2021-08-06 17:45:47
Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing
- 2021-08-04 16:47:38
Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?
- 2021-07-26 09:52:23
Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários
- 2021-06-29 16:16:58
Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento
- 2021-06-29 15:22:09
Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?
- 2021-06-23 13:54:10
Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde
- 2021-06-14 11:44:23
Como você responde seus clientes nas redes sociais?
- 2021-06-06 22:47:46
Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?
- 2021-05-23 22:54:00
Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca
- 2021-05-14 20:47:43
Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos
- 2021-05-10 14:03:23
Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas
- 2021-05-07 18:58:01
O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras
- 2021-05-05 20:46:38
Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica
- 2021-04-29 21:42:34
Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads
- 2021-04-21 17:48:35
Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes
- 2021-04-16 18:55:29
Gerenciamento de crises: o que acontece após o
- 2021-04-07 00:29:26
Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor
- 2021-03-29 20:30:29
Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!
- 2021-03-24 15:46:55
3 motivos para você investir em Content Experience
- 2021-03-18 12:45:59
Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais
- 2021-03-11 15:24:35
LGPD - o que muda com esta nova lei?
- 2021-02-17 15:47:40
Técnicas de Jornalismo no Marketing
- 2020-09-25 17:30:10
A hierarquia visual nas peças de marketing
- 2020-09-18 14:52:41
CPL nas ferramentas de Ads
- 2020-08-28 13:17:49
O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa
- 2020-08-21 12:51:22
Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes
- 2020-07-27 18:16:13
A importância do UX Design no SEO
- 2020-07-27 18:14:52
Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios
- 2020-07-27 18:13:50
Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!
- 2020-07-27 18:11:06
Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?
- 2020-07-27 18:07:54
(falta de) Criatividade
- 2020-07-27 18:05:33
Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo
- 2020-07-27 18:01:23
Haja conteúdo!
- 2020-07-27 17:59:59
Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.
- 2020-07-27 17:58:10
Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital
- 2020-07-27 17:56:20
Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa
- 2020-07-27 17:53:29
Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?
- 2020-07-23 12:49:40
Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios
- 2020-07-22 19:43:40
4 motivos para investir em segmentação de leads
- 2020-07-21 14:37:18