- MARKETING DIGITAL
Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads
- 21/04/2021 17:48
- Media.K
Segundo dados retirados do Google Keyword Planner - a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google - termos como casa, imóvel e apartamento já foram pesquisados por mais de 100 mil usuários no mecanismo de busca no Brasil nos últimos doze meses. Esses são números que salientam importância dos meios digitais como poderosas plataformas de venda e divulgação para serviços e produtos imobiliários no país.
Graças a isso, as empresas do ramo imobiliário que buscam se destacar no mercado atual investem cada vez mais em campanhas na internet, uma vez que as plataforma digitais se tornaram uma poderosa ferramenta para a criação de estratégias de marketing para construtoras.
Entretanto, para que as estratégias sejam eficientes, essas empresas precisam aprender a usar o marketing digital como aliado na venda de seus produtos e serviços. Essa não é uma tarefa simples, pois exige um planejamento detalhado e atenção por parte de todos os envolvidos nos diversos elementos do mundo digital.
Gerando leads qualificados
Os leads qualificados são aqueles clientes que se adequam ao público-alvo de um determinado empreendimento. Ou seja, é aquela pessoa que tem grandes chances de fechar negócio na compra de um imóvel, pois se enquadra nos aspectos sociais e financeiros de interesse da construtora ou incorporadora.
Mas como elaborar um plano de marketing para construtora eficiente e que gere leads significantes? Neste caso, há uma série de estratégias e ações que podem ser realizadas para alcançar o sucesso no momento de divulgação do seu empreendimento na internet. Confira:
Tenha uma Landing Page otimizada
As landing pages são páginas criadas com o intuito de conversão de usuários em leads. Uma boa estratégia é elaborar uma landing page com foco em um determinado empreendimento para assim alcançar um público específico.
Nesta etapa, é necessário realizar uma boa pesquisa de público-alvo. A ideia é segmentar os possíveis clientes para que a landing page atinja leads com alta chances de fechar negócio com a construtora.
Isso é realizado tanto com boas ações de marketing para construtoras com foco em links patrocinados, mas também através da otimização da página.
Use o SEO local ao seu favor
O SEO diz respeito à construção de conteúdo que auxilie sua página a ficar entre as primeiras colocações dos mecanismos de busca. A técnica pode ser aplicada em sites no geral, inclusive em landing pages.
Neste caso, o ideal é investir em SEO local, de modo a atingir pessoas que estejam nos arredores do empreendimento ou em regiões relevantes. Por isso, vale a pena construir o conteúdo da página usando palavras-chave estratégicas.
Termos como “apartamento na cidade X” ou “o melhor condomínio da região Y” podem te ajudar não apenas a atingir melhores resultados no Google, como também a alcançar o público-alvo do seu negócio com mais facilidade.
Envie e-mails para os seus cadastros
Embora a landing page seja eficiente para transformar usuários em leads quando o assunto é marketing para construtoras, ela é apenas a primeira etapa na conversão desses leads em clientes.
Em nosso trabalho gerando leads qualificados para construtoras e incorporadoras, notamos que os negócios do ramo imobiliário costumam demorar cerca de 3 meses para serem finalizados. Isso acontece porque, após o primeiro contato do cliente com o empreendimento que deseja obter, o comprador ainda passará por um processo de decisão de compra ao lado de corretores e só fechará contrato depois que seu financiamento for aprovado pela construtora ou outros envolvidos (como órgãos do governo, por exemplo).
Por isso, após um usuário mostrar interesse em um empreendimento anunciado, é necessário construir uma relação de confiança para que ele de fato se torne um cliente. Neste momento, montar ações de e-mail marketing é uma ótima forma de estreitar o relacionamento dos seus leads com o intuito de fazer um lead fechar negócio.
O conteúdo dos e-mails deve reforçar as qualidades do empreendimento vendido e alimentar o interesse dos leads. Uma forma de fazer isso é criar etapas de relacionamento. O primeiro passo é separar os leads em grupos com base na escala em que eles se apresentam nas etapas de relacionamento. Por exemplo: “compradores iniciais” pode ser um grupo referente aos clientes que ainda estão na primeira etapa de compra; ao passo que “compradores finais” é o grupo dos leads que já passaram por todas as etapas anteriores e estão nos momentos finais de compra.
Desenvolver e-mails temáticos com os benefícios do empreendimento pode ser uma estratégia para atingir leads que ainda estão nas primeiras fases do plano de relacionamento. Os possíveis clientes que estão mais ao fim do plano de ação podem receber e-mails com foco em fechamento de contrato que reforcem facilidades de pagamento, promoções e formas de parcelamento.
Crie campanhas no Google
O Google é sinônimo de mecanismo de buscas pela internet, principalmente no Brasil onde o domínio do serviço é o site mais acessado no país. Desenvolver estratégias com foco em links patrocinados pela plataforma é uma das ações de marketing para construtoras mais eficientes atualmente.
Aqui, novamente o SEO local é colocado em ação e os anúncios podem ser feitos com base nas mesmas palavras-chave encontradas e utilizadas na landing page. Não se esqueça de segmentar seus anúncios por localização para que eles impactem somente pessoas nas regiões definidas no seu planejamento.
O passo seguinte é ficar de olho nos anúncios e na forma como o público está engajado. Conforme o Google for recebendo informações em torno das pessoas que clicam nos seus anúncios, é possível atualizar a estratégia de marketing digital para que ela se torne ainda mais segmentada e eficiente, atingindo usuários com cada vez mais chances de se tornarem leads.
Invista nas redes sociais em sua estratégia de marketing para construtoras
Não importa qual seja o produto que você está vendendo, seu público com certeza está nas redes sociais. Qualquer estratégia de marketing digital para construtoras eficiente deve sempre levar em consideração essas plataformas.
Através das redes sociais é possível não só divulgar um serviço, marca ou empreendimento, como também criar um público fiel que vai considerar o seu negócio uma referência em determinada área. Mas antes de começar a publicar nas redes, é bom ficar de olho nas funcionalidades de cada plataforma e identificar qual melhor se encaixa com sua estratégia de marketing digital. Confira algumas delas a seguir:
O Facebook é a rede social mais utilizada no país e por isso uma das mais importantes em estratégias de marketing para o mercado imobiliário. Através dela é possível publicar textos, imagens e vídeos, o que a torna uma rede social bastante versátil e com grande alcance de público.
Criar uma página de negócios na rede permite não apenas que você divulgue seu negócio de forma gratuita, como também possibilita que sua marca construa campanhas patrocinadas. Essa estratégia é muito similar aos links patrocinados do Google e, quando bem trabalhada, pode gerar uma grande porção de leads.
O Instagram é uma rede focada em imagens que tem crescido muito nos últimos anos. Além de permitir a publicação de fotos e vídeos em uma linha do tempo, a rede agora também aceita a veiculação de vídeos longos no IGTV, stories em uma aba específica e reels na linha do tempo, que são montagens em vídeo com poucos segundos, mas bastante chamativas e de grande alcance.
Com foco no público mais jovem, a rede pode ser eficaz para a construção de campanhas bem visuais e para a atração de leads de jovens adultos que estão comprando o primeiro imóvel. Para isso, além das publicações na linha do tempo do perfil de um empreendimento, também vale a pena apostar nos stories, com pequenas campanhas que levam os usuários até a landing page do seu negócio.
O Twitter é uma rede bastante popular e pode ser útil para que um negócio ganhe relevância junto ao público. Entretanto, ela precisa ser alimentada com regularidade, com um fluxo de postagem bastante amplo, de modo que é bom analisar se vale a pena investir tanto tempo de trabalho antes de criar qualquer perfil na plataforma.
Outra rede muito popular e importante para negócios que desejam se tornar relevantes é o LinkedIn, pois seu foco é a troca de informações entre profissionais. O ambiente é certo para qualquer empresa que queira reforçar suas características e habilidades como instituição profissional.
Entretanto, devido ao seu foco e por ser um local de linguagem mais séria, o LinkedIn não é exatamente uma rede para se veicular propagandas de vendas de imóveis. Nesse caso, o ideal seria criar estratégias de conteúdo com foco em reforçar a imagem da construtora e não o empreendimento que está sendo vendido.
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