- MARKETING DIGITAL
Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!
- 27/07/2020 18:11
- Media.K
Tutorial para criar um podcast do zero
Há dois meses resolvemos entrar em uma jornada para criar conteúdos mais relevantes em nossas redes sociais e expandir nossos meios de comunicação. E aí, surgiu a pergunta: por que não fazemos um podcast? Afinal, já tínhamos os itens mais importantes: uma equipe comunicativa que poderia passar horas conversando sobre qualquer assunto e muita vontade de aprender. E foi daí que surgiu o Kast, podcast da Media.K. Nele, compartilhamos conversas sobre assuntos variados, englobando marketing digital, business, empreendedorismo, eventos, entretenimento e, pra falar a verdade, o que mais vier na nossa cabeça.
Em um momento onde pensamos constantemente em números e nos vemos sem tempo para nada, o consumo de conteúdos pode ficar para trás. Mas os podcasts surgem para elevar a produtividade e aproveitar ao máximo o tempo disponível: eles carregam a vantagem única de poderem ser consumidos enquanto o ouvinte realiza outras tarefas. Os arquivos de áudio são disponibilizado em plataformas de streaming e podem ser acessados a qualquer momento, ou até mesmo baixados para serem escutados em períodos sem internet. Essas funcionalidades contribuíram para que, segundo a Edison Research, o número de ouvintes crescesse 120% nos últimos quatro anos. É seguro dizer, até, que os podcasts estejam se tornando os programas de rádio do futuro.
Assim como os outros formatos de conteúdos, os assuntos abordados nos podcasts e seus formatos são dos mais variados. Tudo vai depender do público-alvo que deseja atingir, do tempo médio de duração de cada episódio e do seu estilo de comunicação.
Definindo temas
Aqui você decide sobre o que quer gravar e o formato que deseja seguir. Criar uma planilha colaborativa para que todos possam apresentar pautas sem julgamentos é uma ótima pedida: é do brainstorm que surgem as melhores ideias. Podem ser temas sobre algo que você goste de falar, entrevistas com convidados que considere relevantes ao escopo do programa ou uma sessão de perguntas e respostas com dúvidas enviadas pelos seus seguidores.
Depois de definidos os temas, elabore um calendário, convide os entrevistados e selecione quais pessoas do seu time irão gravar cada episódio.
Faça um roteiro
Durante a gravação do podcast pode ser muito fácil se deixar levar pelo clima de conversa e deixar de cobrir temas que você gostaria. Por isso é fundamental elaborar um arquivo com tópicos-chave que devem fazer parte de cada episódio. Se preferir, pode dividi-los em três tópicos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Como gravar?
Você vai precisar de qualquer aplicativo ou programa que grave som. Tudo vai depender, também, dos seus convidados:
- Se estiver sozinho é possível realizar o programa através do gravador do seu celular. Depois, basta salvar o arquivo e exportá-lo para o seu computador utilizando um cabo USB ou o enviando por e-mail.
- Com convidados: para captar mais de uma voz ao mesmo tempo você pode organizar reuniões em programas que possibilitem a gravação de chamadas, como o Skype ou o Zoom. Depois, é só salvar o arquivo em seu computador.
É importante ressaltar que a qualidade sonora é fundamental. Se puder, opte por utilizar um fone de ouvido com microfone para que sua voz seja captada com clareza.
Edição
A edição do seu podcast é o que irá ditar o nível de satisfação dos ouvintes. Uma edição de qualidade, além de transmitir um tom mais profissional, eleva a experiência do usuário e faz com que ele interesse pelo conteúdo que está sendo gerado.
Com o arquivo de áudio salvo, exporte-o para um programa de edição e recorte momentos com pausas longas ou erros de gravação — e acredite, os erros vão acontecer, tudo bem! Você também pode adicionar uma vinheta musical ao seu podcast para deixá-lo com um tom ainda mais profissional.
Existem diversas opções de aplicativos de edição disponíveis na internet, mas uma boa pedida é o Audacity. Disponível para Windows, Linux e Mac ele é um software de livre criação que permite pequenos ajustes de áudio de maneira intuitiva. Se tiver dificuldades, o Audacity vem com um manual de uso e também conta com centenas de tutoriais em português no Youtube.
Upload
Agora que você está com seu arquivo finalizado, só resta publicá-lo!
Para isso, existem diversas plataformas focadas exclusivamente no upload de áudios que são gratuitas tanto para colaboradores quanto para ouvintes. Vale pesquisar qual formato funciona melhor para os seus objetivos, mas damos algumas opções:
- SoundCloud: além de fornecer espaço para que você disponibilize seu podcast de graça, a plataforma conta com um sistema de análise de estatísticas: você pode ficar sabendo quantas pessoas reproduziram cada episódio e compreende a forma com que seu público interage com seus conteúdos. Basta realizar o cadastro e começar a publicar!
- Spotify, Deezer, Apple Music: ainda que tenham uma modalidade paga para ouvintes, essas são as plataformas de áudio mais utilizadas do mundo. Publicar seu conteúdo em uma delas fará com que o podcast ganhe mais visibilidade e divulgação. Para utilizá-las, você pode realizar um cadastro gratuito no Anchor e fazer o upload do arquivo de áudio, título e descrição. Mas atenção: o Spotify demora cerca de dois dias para que seu conteúdo fique disponível, então planeje com antecedência!
Divulgação
Chegou a hora de fazer com que seu podcast chegue até as pessoas! Você pode utilizar seu site ou redes sociais como aliados na divulgação: lembre-se que o Instagram, Facebook e Linkedin são seus aliados. Realize publicações e stories com chamadas atrativas, que incentivem seu público-alvo a ouvirem o assunto abordado. Encoraje seu público a compartilhar seus episódios com conhecidos para que cada vez mais pessoas sejam atingidas. !
O mais importante é dar o passo inicial. Se esse é um conteúdo que você gosta de produzir, mãos à obra! Você nunca vai saber se ele é eficaz para a divulgação da sua ideia ou negócio se não tentar, então não tenha medo de errar e divirta-se!
Blogs Relacionados
Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios
- 2024-12-20 17:11:18
Ideia. Ação. Sucesso
- 2024-10-25 15:52:30
Trabalho à distância: nossa fórmula
- 2024-10-21 09:41:30
Meta é bom, mas pode ser ruim
- 2024-10-16 14:28:00
Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo
- 2024-10-11 09:53:24
Funcionários fantasmas
- 2024-10-08 09:43:05
Atendimento extraordinário, cliente impactado
- 2024-10-04 16:27:18
Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads
- 2024-10-01 15:48:58
Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K
- 2024-08-23 15:18:44
4 formas de vender mais no Dia dos Namorados
- 2022-06-05 13:16:25
Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância
- 2022-05-24 09:15:53
Você sabe o valor do seu cliente?
- 2022-05-05 09:22:02
Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas
- 2022-04-12 16:45:02
Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática
- 2022-02-24 17:34:12
Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?
- 2022-02-10 13:12:53
O que um Gestor de Tráfego Pago faz?
- 2022-01-20 12:50:17
3 tendências de marketing para 2022
- 2022-01-14 14:48:53
6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads
- 2021-12-20 17:01:49
5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram
- 2021-12-07 16:05:12
Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?
- 2021-12-03 14:19:10
Como usar dados para ter novas ideias
- 2021-12-02 16:41:52
Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?
- 2021-12-01 11:58:03
Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?
- 2021-11-24 09:51:20
O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio
- 2021-11-10 15:50:49
Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?
- 2021-11-08 11:40:01
ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância
- 2021-11-03 12:36:32
Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?
- 2021-10-20 17:49:48
4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa
- 2021-10-19 15:47:17
Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?
- 2021-10-15 18:21:14
O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
- 2021-10-08 11:41:33
3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais
- 2021-10-01 16:06:50
As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos
- 2021-09-22 19:12:33
Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço
- 2021-09-17 17:28:04
Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio
- 2021-09-13 17:11:46
Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022
- 2021-09-08 18:18:55
Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira
- 2021-09-01 19:10:22
Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia
- 2021-08-27 17:56:38
Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?
- 2021-08-26 09:26:49
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio
- 2021-08-19 11:18:49
Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
- 2021-08-12 12:31:53
Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead
- 2021-08-06 17:45:47
Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing
- 2021-08-04 16:47:38
Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?
- 2021-07-26 09:52:23
Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários
- 2021-06-29 16:16:58
Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento
- 2021-06-29 15:22:09
Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?
- 2021-06-23 13:54:10
Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde
- 2021-06-14 11:44:23
Como você responde seus clientes nas redes sociais?
- 2021-06-06 22:47:46
Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?
- 2021-05-23 22:54:00
Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca
- 2021-05-14 20:47:43
Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos
- 2021-05-10 14:03:23
Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas
- 2021-05-07 18:58:01
O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras
- 2021-05-05 20:46:38
Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica
- 2021-04-29 21:42:34
Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads
- 2021-04-21 17:48:35
Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes
- 2021-04-16 18:55:29
Gerenciamento de crises: o que acontece após o
- 2021-04-07 00:29:26
Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor
- 2021-03-29 20:30:29
Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!
- 2021-03-24 15:46:55
3 motivos para você investir em Content Experience
- 2021-03-18 12:45:59
Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais
- 2021-03-11 15:24:35
LGPD - o que muda com esta nova lei?
- 2021-02-17 15:47:40
Técnicas de Jornalismo no Marketing
- 2020-09-25 17:30:10
A hierarquia visual nas peças de marketing
- 2020-09-18 14:52:41
CPL nas ferramentas de Ads
- 2020-08-28 13:17:49
O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa
- 2020-08-21 12:51:22
Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes
- 2020-07-27 18:16:13
A importância do UX Design no SEO
- 2020-07-27 18:14:52
Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios
- 2020-07-27 18:13:50
Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!
- 2020-07-27 18:11:06
Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?
- 2020-07-27 18:07:54
(falta de) Criatividade
- 2020-07-27 18:05:33
Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo
- 2020-07-27 18:01:23
Haja conteúdo!
- 2020-07-27 17:59:59
Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.
- 2020-07-27 17:58:10
Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital
- 2020-07-27 17:56:20
Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa
- 2020-07-27 17:53:29
Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?
- 2020-07-23 12:49:40
Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios
- 2020-07-22 19:43:40
4 motivos para investir em segmentação de leads
- 2020-07-21 14:37:18