- EMPREENDEDORISMO
O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
- 08/10/2021 11:41
- Media.K
Cada vez mais as empresas têm notado que a gestão de dados pode ajudá-las a agir estrategicamente no mercado. Dessa forma, empresários preocupados com o futuro de seus negócios têm investido em um trabalho chamado de Business Intelligence.
Conhecido também como Inteligência Empresarial, o Business Intelligence (BI) conta com ferramentas e softwares que avaliam dados e oferecem informações relevantes para a tomada de decisões. Não conhece o termo e nem sabe como usar o BI? Então confira mais detalhes sobre esse importante conceito no conteúdo a seguir:
O conceito de Business Intelligence
O termo não é novo, mas sua popularidade tem crescido nos últimos anos. Apesar de abrangente, é possível definir o BI como um conjunto de técnicas de coleta, organização, tratamento e avaliação de dados.
Dentro dessas técnicas é possível encontrar uma série de metodologias e ferramentas a serem aplicadas, mas seu objetivo é sempre o mesmo: melhorar os processos de uma empresa e torná-la mais competitiva no mercado.
Graças a isso, o Business Intelligence vai envolver todas as áreas de atuação de um negócio. Desde a área administrativa, passando pelos setores financeiro, operacional, comercial e de marketing, cada pequeno componente empresarial pode se beneficiar dos dados gerenciados através do BI.
A ideia geral é aprender a utilizar informações obtidas durante o processo de trabalho de uma empresa em seu dia a dia. Desse modo, é possível guiar os colaboradores para o desenvolvimento de planejamentos precisos e tomar decisões cada vez mais conscientes e eficientes com base no que se espera do futuro do negócio em questão.
Como o BI funciona?
O processo de BI inclui uma série de etapas que devem ser seguidas para que as informações obtidas possam ser bem organizadas e gerem valor para o negócio. Essas etapas podem ser divididas em:
- Coleta de dados: etapa que pode ser realizada com o auxílio de ferramentas, programas e bancos de mineração de dados. Antes, porém, a empresa deve definir quais dados serão de fato relevantes para a análise do futuro do negócio.
- Diagnóstico e organização: com os dados em mãos, é necessário definir uma forma de organizá-los. Seja a partir de gráficos, relatórios ou dashboards, as informações devem ficar ordenadas de forma clara antes de se prosseguir para a etapa seguinte.
- Compartilhamento: as informações obtidas (e organizadas) são compartilhadas com as principais áreas da empresa. Desse modo, colaboradores podem ter uma ideia de quais foram os resultados do trabalho que realizaram recentemente.
- Reestruturação e otimização: os dados sozinhos não indicam mudanças. Isso significa que cabe aos colaboradores realizarem possíveis reestruturações em seu processo de trabalho que visem otimizar o trabalho da empresa com base nos dados obtidos.
- Acompanhamento: o trabalho do Business Intelligence dentro da empresa não para. Durante a etapa de acompanhamento, as mudanças e decisões realizadas são revistas com base nos novos resultados apresentados. O ciclo de trabalho retorna ao início para que os processos sejam sempre otimizados dentro da empresa.
Leia também - Agências de Performance: entenda esse novo modelo de serviço
Por que implementar o BI em uma empresa?
Os benefícios que o Business Intelligence trazem para uma empresa são diversos e justificam a sua implementação. Além da otimização de processos, o BI auxilia na redução de custos e na melhora da qualidade das entregas.
Com a boa aplicação dos dados, também é possível atrair mais clientes para um negócio e aumentar o volume de vendas. Em alguns casos, o BI também oferece insights que geram resultados positivos para a empresa e seus colaboradores.
O principal benefício, porém, é permitir que a empresa sempre se renove e identifique mudanças de mercado que podem afetar o futuro do negócio e seus colaboradores.
Os resultados de um BI bem aplicado
No mundo atual, há diversos cases de sucesso da aplicação do Business Intelligence em diferentes setores. Entretanto, nenhum deles foi tão emblemático quanto o da aplicação do BI junto à seleção alemã de futebol masculino.
A seleção utilizou relatórios obtidos após um processo de BI para identificar os atletas de maior performance ao longo de anos. O resultado desse trabalho? A vitória da seleção na Copa do Mundo de 2014.
Outro caso interessante é o da Netflix. O serviços de streaming utilizou os dados de visualizações de seus usuários para desenvolver uma série que agradasse uma grande parcela do público.
O seriado em questão foi o programa Stranger Things, um dos mais vistos pelos usuários do serviço de streaming e que já conta com 3 temporadas finalizadas. Uma quarta temporada ainda deve chegar em breve ao serviço.
Esses cases mostram como o BI pode ser uma virada de chave positiva para empresas que saibam utilizá-lo ao seu favor - e um método de análise cada vez mais relevante para os empresários.
Blogs Relacionados
Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios
- 2024-12-20 17:11:18
Ideia. Ação. Sucesso
- 2024-10-25 15:52:30
Trabalho à distância: nossa fórmula
- 2024-10-21 09:41:30
Meta é bom, mas pode ser ruim
- 2024-10-16 14:28:00
Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo
- 2024-10-11 09:53:24
Funcionários fantasmas
- 2024-10-08 09:43:05
Atendimento extraordinário, cliente impactado
- 2024-10-04 16:27:18
Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads
- 2024-10-01 15:48:58
Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K
- 2024-08-23 15:18:44
4 formas de vender mais no Dia dos Namorados
- 2022-06-05 13:16:25
Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância
- 2022-05-24 09:15:53
Você sabe o valor do seu cliente?
- 2022-05-05 09:22:02
Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas
- 2022-04-12 16:45:02
Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática
- 2022-02-24 17:34:12
Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?
- 2022-02-10 13:12:53
O que um Gestor de Tráfego Pago faz?
- 2022-01-20 12:50:17
3 tendências de marketing para 2022
- 2022-01-14 14:48:53
6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads
- 2021-12-20 17:01:49
5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram
- 2021-12-07 16:05:12
Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?
- 2021-12-03 14:19:10
Como usar dados para ter novas ideias
- 2021-12-02 16:41:52
Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?
- 2021-12-01 11:58:03
Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?
- 2021-11-24 09:51:20
O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio
- 2021-11-10 15:50:49
Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?
- 2021-11-08 11:40:01
ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância
- 2021-11-03 12:36:32
Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?
- 2021-10-20 17:49:48
4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa
- 2021-10-19 15:47:17
Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?
- 2021-10-15 18:21:14
O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
- 2021-10-08 11:41:33
3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais
- 2021-10-01 16:06:50
As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos
- 2021-09-22 19:12:33
Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço
- 2021-09-17 17:28:04
Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio
- 2021-09-13 17:11:46
Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022
- 2021-09-08 18:18:55
Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira
- 2021-09-01 19:10:22
Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia
- 2021-08-27 17:56:38
Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?
- 2021-08-26 09:26:49
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio
- 2021-08-19 11:18:49
Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
- 2021-08-12 12:31:53
Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead
- 2021-08-06 17:45:47
Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing
- 2021-08-04 16:47:38
Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?
- 2021-07-26 09:52:23
Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários
- 2021-06-29 16:16:58
Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento
- 2021-06-29 15:22:09
Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?
- 2021-06-23 13:54:10
Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde
- 2021-06-14 11:44:23
Como você responde seus clientes nas redes sociais?
- 2021-06-06 22:47:46
Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?
- 2021-05-23 22:54:00
Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca
- 2021-05-14 20:47:43
Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos
- 2021-05-10 14:03:23
Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas
- 2021-05-07 18:58:01
O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras
- 2021-05-05 20:46:38
Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica
- 2021-04-29 21:42:34
Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads
- 2021-04-21 17:48:35
Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes
- 2021-04-16 18:55:29
Gerenciamento de crises: o que acontece após o
- 2021-04-07 00:29:26
Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor
- 2021-03-29 20:30:29
Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!
- 2021-03-24 15:46:55
3 motivos para você investir em Content Experience
- 2021-03-18 12:45:59
Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais
- 2021-03-11 15:24:35
LGPD - o que muda com esta nova lei?
- 2021-02-17 15:47:40
Técnicas de Jornalismo no Marketing
- 2020-09-25 17:30:10
A hierarquia visual nas peças de marketing
- 2020-09-18 14:52:41
CPL nas ferramentas de Ads
- 2020-08-28 13:17:49
O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa
- 2020-08-21 12:51:22
Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes
- 2020-07-27 18:16:13
A importância do UX Design no SEO
- 2020-07-27 18:14:52
Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios
- 2020-07-27 18:13:50
Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!
- 2020-07-27 18:11:06
Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?
- 2020-07-27 18:07:54
(falta de) Criatividade
- 2020-07-27 18:05:33
Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo
- 2020-07-27 18:01:23
Haja conteúdo!
- 2020-07-27 17:59:59
Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.
- 2020-07-27 17:58:10
Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital
- 2020-07-27 17:56:20
Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa
- 2020-07-27 17:53:29
Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?
- 2020-07-23 12:49:40
Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios
- 2020-07-22 19:43:40
4 motivos para investir em segmentação de leads
- 2020-07-21 14:37:18