- REDES SOCIAIS
Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
- 12/08/2021 12:31
- Media.K
Muitas empresas já notaram que, para criarem estratégias de marketing digital realmente eficientes, precisam investir em produção de conteúdo para redes sociais.
Afinal, estamos falando de plataformas usadas ativamente por cerca de 140 milhões de brasileiros todos os dias, segundo dados do Hootsuite divulgados em 2019. O público dessas redes é diverso, assim como o seu modo de uso: há quem utilize para compras, entretenimento, relacionamento ou até como canal de informação.
As opções de investimento são diversas, mas você sabe qual é a rede social certa para o seu negócio? Se você é empresário e quer responder essa pergunta, precisa primeiro entender outras duas questões:
Quem é a sua persona?
O primeiro passo sempre é se voltar para a persona, ou seja, a representação do cliente ideal da sua empresa. Identificar a persona é a etapa essencial de qualquer planejamento de marketing digital e será ela quem vai ditar a escolha da rede social ideal para um negócio.
Quais são os canais utilizados pela persona? Que tipo de conteúdo ela gosta de consumir? Por que ela está nas redes sociais? Uma persona bem elaborada poderá facilmente solucionar essas dúvidas e guiar a empresa em suas escolhas futuras.
Qual o seu objetivo nas redes sociais?
Por mais que qualquer empresa possa utilizar as mídias sociais, o objetivo de cada uma com seu uso é distinto. Elas podem ser utilizadas para a construção de autoridade de um negócio, melhora da relação com o cliente, divulgação de informações ou até como plataforma de vendas.
Identificar o objetivo principal do seu negócio nessas plataformas é essencial para a seleção da melhor rede social. Isso porque cada plataforma tem, também, objetivos únicos, com foco em públicos-alvos determinados e oferecem ferramentas específicas para cada tipo de estratégia.
Quando o objetivo e a persona estão bem alinhados, fica mais simples decidir a rede social ideal para um negócio.
Conheça agora algumas das redes sociais mais usadas no Brasil e suas especificidades:
Muito popular e simples de usar, esta rede permite que se curta publicações de textos, fotos, vídeos e comentários divulgados pelos usuários. Empresas podem criar uma fanpage no Facebook, que nada mais é que uma página separada dos perfis pessoais que pode ser curtida e seguida pelos usuários.
Através da fanpage é possível divulgar conteúdos diversos e melhorar o relacionamento com os clientes respondendo a dúvidas nos comentários. O Facebook ainda reserva ferramentas específicas para as empresas com fanpages em sua plataforma, permitindo que os administradores criem publicações patrocinadas, que alcançam um público-alvo segmentado - algo muito útil em estratégias de venda.
O foco da plataforma era a divulgação de fotos. Entretanto, desde que foi adquirida pelo Facebook, esta rede social tem acrescentado novos recursos.
Em geral, o Instagram é de fácil uso e permite interação rápida e simples. Por isso, a rede atrai muitas pessoas que utilizam a plataforma para entrar em contato com marcas e empresas de seu interesse.
Assim como no Facebook, esta rede social conta com ferramentas para a criação de conteúdos patrocinados. Algumas empresas também usam a rede como vitrine para seus produtos, transformando seus perfis na rede social em uma verdadeira loja virtual.
Trata-se de uma rede bastante interativa. Nela, as pessoas publicam textos curtos e podem comentar e citar outras publicações à vontade. O Twitter pode ser um ótimo canal para uma empresa manter contato constante com seu público e divulgar informações.
Por ser uma rede social de interações rápidas, é essencial que as empresas atualizem regularmente suas contas no Twitter com novas publicações e respondam comentários com frequência.
O LinkedIn é uma rede social bem diferente das anteriores. Nela, o perfil de cada usuário funciona como um currículo online que é utilizado para criar networking com outros profissionais de uma mesma área e interesse.
Empresas podem usar o LinkedIn para divulgar vagas de emprego, mas também para melhorar sua relação B2B com outros negócios. Por ter um caráter mais profissional, as publicações no LinkedIn costumam ser institucionais, com menos foco em vendas.
Conseguiu decidir qual a melhor rede social para usar em seu negócio? Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos prontos para te ajudar!
Blogs Relacionados
Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios
- 2024-12-20 17:11:18
Ideia. Ação. Sucesso
- 2024-10-25 15:52:30
Trabalho à distância: nossa fórmula
- 2024-10-21 09:41:30
Meta é bom, mas pode ser ruim
- 2024-10-16 14:28:00
Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo
- 2024-10-11 09:53:24
Funcionários fantasmas
- 2024-10-08 09:43:05
Atendimento extraordinário, cliente impactado
- 2024-10-04 16:27:18
Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads
- 2024-10-01 15:48:58
Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K
- 2024-08-23 15:18:44
4 formas de vender mais no Dia dos Namorados
- 2022-06-05 13:16:25
Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância
- 2022-05-24 09:15:53
Você sabe o valor do seu cliente?
- 2022-05-05 09:22:02
Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas
- 2022-04-12 16:45:02
Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática
- 2022-02-24 17:34:12
Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?
- 2022-02-10 13:12:53
O que um Gestor de Tráfego Pago faz?
- 2022-01-20 12:50:17
3 tendências de marketing para 2022
- 2022-01-14 14:48:53
6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads
- 2021-12-20 17:01:49
5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram
- 2021-12-07 16:05:12
Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?
- 2021-12-03 14:19:10
Como usar dados para ter novas ideias
- 2021-12-02 16:41:52
Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?
- 2021-12-01 11:58:03
Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?
- 2021-11-24 09:51:20
O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio
- 2021-11-10 15:50:49
Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?
- 2021-11-08 11:40:01
ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância
- 2021-11-03 12:36:32
Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?
- 2021-10-20 17:49:48
4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa
- 2021-10-19 15:47:17
Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?
- 2021-10-15 18:21:14
O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
- 2021-10-08 11:41:33
3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais
- 2021-10-01 16:06:50
As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos
- 2021-09-22 19:12:33
Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço
- 2021-09-17 17:28:04
Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio
- 2021-09-13 17:11:46
Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022
- 2021-09-08 18:18:55
Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira
- 2021-09-01 19:10:22
Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia
- 2021-08-27 17:56:38
Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?
- 2021-08-26 09:26:49
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio
- 2021-08-19 11:18:49
Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
- 2021-08-12 12:31:53
Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead
- 2021-08-06 17:45:47
Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing
- 2021-08-04 16:47:38
Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?
- 2021-07-26 09:52:23
Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários
- 2021-06-29 16:16:58
Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento
- 2021-06-29 15:22:09
Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?
- 2021-06-23 13:54:10
Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde
- 2021-06-14 11:44:23
Como você responde seus clientes nas redes sociais?
- 2021-06-06 22:47:46
Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?
- 2021-05-23 22:54:00
Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca
- 2021-05-14 20:47:43
Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos
- 2021-05-10 14:03:23
Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas
- 2021-05-07 18:58:01
O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras
- 2021-05-05 20:46:38
Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica
- 2021-04-29 21:42:34
Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads
- 2021-04-21 17:48:35
Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes
- 2021-04-16 18:55:29
Gerenciamento de crises: o que acontece após o
- 2021-04-07 00:29:26
Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor
- 2021-03-29 20:30:29
Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!
- 2021-03-24 15:46:55
3 motivos para você investir em Content Experience
- 2021-03-18 12:45:59
Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais
- 2021-03-11 15:24:35
LGPD - o que muda com esta nova lei?
- 2021-02-17 15:47:40
Técnicas de Jornalismo no Marketing
- 2020-09-25 17:30:10
A hierarquia visual nas peças de marketing
- 2020-09-18 14:52:41
CPL nas ferramentas de Ads
- 2020-08-28 13:17:49
O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa
- 2020-08-21 12:51:22
Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes
- 2020-07-27 18:16:13
A importância do UX Design no SEO
- 2020-07-27 18:14:52
Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios
- 2020-07-27 18:13:50
Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!
- 2020-07-27 18:11:06
Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?
- 2020-07-27 18:07:54
(falta de) Criatividade
- 2020-07-27 18:05:33
Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo
- 2020-07-27 18:01:23
Haja conteúdo!
- 2020-07-27 17:59:59
Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.
- 2020-07-27 17:58:10
Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital
- 2020-07-27 17:56:20
Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa
- 2020-07-27 17:53:29
Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?
- 2020-07-23 12:49:40
Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios
- 2020-07-22 19:43:40
4 motivos para investir em segmentação de leads
- 2020-07-21 14:37:18