- SEO
ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância
- 03/11/2021 12:36
- Media.K
Quando o assunto são investimentos em campanhas de marketing, há dois termos muito importantes para as empresas: ROI e ROAS. Tratam-se de duas métricas bastante utilizadas para mensurar resultados de investimentos, tendo sempre como base uma comparação com o retorno obtido.
A partir da avaliação desses dados, é possível identificar canais e estratégias de sucesso e corrigir rotas em caso de investimentos de baixa entrega. Caso você ainda não conheça essas duas siglas, continue lendo este artigo:
Entendendo o que é ROI
ROI é a sigla para definir o Retorno Sobre o Investimento de uma ação dentro de uma empresa. Na prática, trata-se de um indicador que avalia a porcentagem do lucro ou do prejuízo obtido pela empresa.
A métrica costuma ser aplicada tanto em campanhas publicitárias, quanto no investimento em uma nova ferramenta ou em uma nova estratégia de marketing.
O ROI é fundamental para o sucesso de empresas de diferentes ramos, pois avalia o retorno dos trabalhos internos realizados. Com base em seus dados, fica mais simples descobrir o que não funciona em uma estratégia e aumentar o investimento no que traz um resultado sólido.
Como fazer o cálculo do ROI?
Para entender como calcular o ROI, é preciso inicialmente reunir todos os valores de um determinado investimento. Esse valor será subtraído da receita obtida para depois ser dividido pelo valor do custo investido.
O resultado vai gerar uma porcentagem do ganho no que foi investido. Por exemplo: uma campanha de marketing digital cujo ROI é de 100%, significa que o investidor teve um retorno de valor exato ao seu custo. Isso significa que a campanha apenas conseguiu “se pagar”, mas não gerou lucro.
Caso a campanha tivesse um ROI de 200%, ela teria retornado o dobro do valor investido. Dessa forma, espera-se que o ROI sempre supere os 100%, pois mostra que um investimento trouxe de fato algum faturamento.
Na prática, o cálculo do ROI se dá do seguinte modo:
ROI = [(Receita - Custo) / Custo] x 100
Nesta fórmula, uma ação cujo o custo foi de R$ 1 mil e gerou um retorno de R$ 5 mil tem um ROI de 400%. Vale ressaltar que, apesar do ROI poder ser usado em diversas áreas, ele nem sempre é o ideal para avaliar a eficiência de estratégias de anúncios pagos. Para esses casos, a métricas mais utilizada é o ROAS.
O que é ROAS?
O significado da sigla ROAS é Retorno sobre Investimento em Publicidade, ou seja, é um cálculo similar ao do ROI, mas com foco em campanhas de mídia paga. Devido a isso, essa métrica acaba sendo de grande relevância para agências de marketing e performance.
Entre as plataformas nas quais é possível utilizar o ROAS, é possível citar os anúncios para o Google Ads, o Facebook Ads, o Instagram Ads e qualquer outra ferramenta de marketing em mídia social. Caso o cálculo do retorno do investimento mostre que os anúncios não estão se pagando, pode ser indicada a paralisação ou modificação da campanha.
Calculando o ROAS
Há divergências em torno do modo correto de calcular essa métrica, mas no geral sempre é levado em conta a receita dos anúncios em consideração com o custo das campanhas. Uma fórmula possível de cálculo do ROAS é a seguinte:
ROAS = Receita de mídias pagas / Custo da campanha
Usando esse cálculo, uma campanha que custou R$ 4 mil e gerou uma receita de R$ 8 mil terá uma ROAS de valor 2. O número obtido é o valor em R$ do retorno da campanha. Isso significa que, neste exemplo, o retorno é de R$ 2 para cada real investido.
Há ainda quem prefira utilizar a fórmula do ROI para encontrar o ROAS, gerando não um número específico, mas uma porcentagem. Neste caso, o cálculo fica:
ROAS = [(Receita de mídias pagas - Custo) / Custo] x 100
O ROI e o ROAS no dia a dia de uma empresa
O ROI e o ROAS não devem ser vistos apenas como métricas de resultados. Seus dados devem ser analisados com cuidado para que as empresas possam tomar diferentes ações em seu dia a dia.
De acordo com os resultados obtidos, é possível realizar ações como: investir em teste de mídia paga; modificar a segmentação de campanhas; reavaliar o uso de uma ferramenta; explorar novas oportunidades de investimento.
O ideal é rever os resultados com uma frequência e buscar otimizar sempre que possível as atividades. Isso garante a solidez econômica de uma empresa e seus bons resultados.
Leia também: O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
Blogs Relacionados
Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios
- 2024-12-20 17:11:18
Ideia. Ação. Sucesso
- 2024-10-25 15:52:30
Trabalho à distância: nossa fórmula
- 2024-10-21 09:41:30
Meta é bom, mas pode ser ruim
- 2024-10-16 14:28:00
Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo
- 2024-10-11 09:53:24
Funcionários fantasmas
- 2024-10-08 09:43:05
Atendimento extraordinário, cliente impactado
- 2024-10-04 16:27:18
Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads
- 2024-10-01 15:48:58
Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K
- 2024-08-23 15:18:44
4 formas de vender mais no Dia dos Namorados
- 2022-06-05 13:16:25
Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância
- 2022-05-24 09:15:53
Você sabe o valor do seu cliente?
- 2022-05-05 09:22:02
Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas
- 2022-04-12 16:45:02
Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática
- 2022-02-24 17:34:12
Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?
- 2022-02-10 13:12:53
O que um Gestor de Tráfego Pago faz?
- 2022-01-20 12:50:17
3 tendências de marketing para 2022
- 2022-01-14 14:48:53
6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads
- 2021-12-20 17:01:49
5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram
- 2021-12-07 16:05:12
Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?
- 2021-12-03 14:19:10
Como usar dados para ter novas ideias
- 2021-12-02 16:41:52
Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?
- 2021-12-01 11:58:03
Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?
- 2021-11-24 09:51:20
O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio
- 2021-11-10 15:50:49
Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?
- 2021-11-08 11:40:01
ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância
- 2021-11-03 12:36:32
Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?
- 2021-10-20 17:49:48
4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa
- 2021-10-19 15:47:17
Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?
- 2021-10-15 18:21:14
O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
- 2021-10-08 11:41:33
3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais
- 2021-10-01 16:06:50
As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos
- 2021-09-22 19:12:33
Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço
- 2021-09-17 17:28:04
Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio
- 2021-09-13 17:11:46
Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022
- 2021-09-08 18:18:55
Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira
- 2021-09-01 19:10:22
Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia
- 2021-08-27 17:56:38
Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?
- 2021-08-26 09:26:49
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio
- 2021-08-19 11:18:49
Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
- 2021-08-12 12:31:53
Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead
- 2021-08-06 17:45:47
Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing
- 2021-08-04 16:47:38
Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?
- 2021-07-26 09:52:23
Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários
- 2021-06-29 16:16:58
Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento
- 2021-06-29 15:22:09
Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?
- 2021-06-23 13:54:10
Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde
- 2021-06-14 11:44:23
Como você responde seus clientes nas redes sociais?
- 2021-06-06 22:47:46
Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?
- 2021-05-23 22:54:00
Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca
- 2021-05-14 20:47:43
Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos
- 2021-05-10 14:03:23
Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas
- 2021-05-07 18:58:01
O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras
- 2021-05-05 20:46:38
Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica
- 2021-04-29 21:42:34
Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads
- 2021-04-21 17:48:35
Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes
- 2021-04-16 18:55:29
Gerenciamento de crises: o que acontece após o
- 2021-04-07 00:29:26
Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor
- 2021-03-29 20:30:29
Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!
- 2021-03-24 15:46:55
3 motivos para você investir em Content Experience
- 2021-03-18 12:45:59
Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais
- 2021-03-11 15:24:35
LGPD - o que muda com esta nova lei?
- 2021-02-17 15:47:40
Técnicas de Jornalismo no Marketing
- 2020-09-25 17:30:10
A hierarquia visual nas peças de marketing
- 2020-09-18 14:52:41
CPL nas ferramentas de Ads
- 2020-08-28 13:17:49
O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa
- 2020-08-21 12:51:22
Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes
- 2020-07-27 18:16:13
A importância do UX Design no SEO
- 2020-07-27 18:14:52
Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios
- 2020-07-27 18:13:50
Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!
- 2020-07-27 18:11:06
Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?
- 2020-07-27 18:07:54
(falta de) Criatividade
- 2020-07-27 18:05:33
Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo
- 2020-07-27 18:01:23
Haja conteúdo!
- 2020-07-27 17:59:59
Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.
- 2020-07-27 17:58:10
Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital
- 2020-07-27 17:56:20
Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa
- 2020-07-27 17:53:29
Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?
- 2020-07-23 12:49:40
Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios
- 2020-07-22 19:43:40
4 motivos para investir em segmentação de leads
- 2020-07-21 14:37:18