- SEO
Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?
- 24/11/2021 09:51
- Media.K
Muitas empresas aplicam o storytelling em seus conteúdos, seja para encantar o público com uma ideia, ou convencê-lo a comprar um produto.
Mas qual é o segredo por trás dessa técnica? Como ela pode ser tão persuasiva e como aplicá-la de forma convincente no seu negócio? Estas são as perguntas que vamos responder neste artigo. Acompanhe.
Em que o storytelling pode ajudar o meu negócio?
A palavra storytelling vem de origem inglesa e o seu conceito significa basicamente a capacidade de contar histórias envolventes.
Ela é uma arma poderosa para se conectar com o seu público, de se aproximar do seu cliente de uma forma emocional, envolvente e profunda.
Com ela, você pode gerar a sensação de pertencimento. Seu público não se sentirá apenas um cliente, mas parte da história da sua marca.
Além disso, boas histórias se fixam na mente de quem as lê. Provavelmente, você deve ter uma história memorável da infância narrada por seus avós.
Veja, você se lembra até hoje. Isso é um exemplo de como uma história contada da forma certa pode sobreviver para sempre na nossa mente.
Uma história também pode divulgar a sua marca, mostrar um ponto em comum com o seu público ou mesmo tornar o seu produto inesquecível. Basta saber utilizar as técnicas certas.
Passo a passo de como fazer um storytelling
Existem diversas formas de contar uma boa história. Aqui, vamos citar princípios básicos que podem ajudá-lo a montar a sua.
- Sua história precisa ter uma promessa
A boa história precisa despertar a curiosidade do leitor. Logo, a ideia é que a frase de início seja algo que o atraia a continuar a leitura. Frases como: “Aposto que você já cometeu esse erro…” ou algo um pouco mais longo: “Recentemente, uma amiga me fez uma confissão….”. Esses são apenas meros exemplos de frases que podem servir como gancho para sua história. Há milhares de outras formas.
- Contextualize sua história
É fundamental que sua história tenha um contexto bem claro. Personagens, ambiente, momento e demais detalhes. Itens necessários para o leitor conseguir visualizar e imaginar todas as cenas.
- Altos e baixos de história
Quem não gosta de um drama atire a primeira pedra? Histórias que não tem obstáculos, desafios não são atraentes em nenhuma situação. Aqui, o seu personagem principal precisa ultrapassar algum obstáculo.
Quanto maior a tensão criada por esse desafio, mais interessante se tornará acompanhar o desfecho da história. Com ajuda desses elementos, será possível construir o clímax, ou o ponto mais alto da sua narrativa, deixando o leitor ansioso para saber o final.
- Desfecho da narrativa
Chegamos enfim à conclusão da sua história. Aqui, você precisa “amarrar” os elementos descritos na narrativa. Se for de seu interesse, é nesse momento que você pode aplicar a moral da história, algum ensinamento, ideia que aprendeu com o momento relatado.
Storytelling é mais antigo que as pirâmides do Egito
Histórias convincentes, interessantes ou mesmo engraçadas existem há séculos e séculos. Memoráveis e inesquecíveis, elas conseguem atravessar o tempo com uma facilidade admirável.
Somos influenciados o tempo todo por histórias e pela forma como as interpretamos. Perceba, naturalmente nós também somos contadores de história. Com certeza, você já contou uma história - ou mais de uma.
Ao encontrar seus amigos em um bar, em uma festa, você conta uma história. Almoço em família, você conta uma história. O storytelling não é nem um pouco jovem. Estamos falando da forma mais antiga de repassar conteúdos, sentimentos e valores.
Use este método para fortalecer a sua marca. Como diria Bernadette Jiwa.
“Se quisermos fazer conexões mais profundas, espalhar nossas ideias e ajudar as pessoas a tomarem decisões que permitam que elas fiquem felizes por tê-las feito, então o storytelling nos ajudará a chegar lá.”
Blogs Relacionados
Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios
- 2024-12-20 17:11:18
Ideia. Ação. Sucesso
- 2024-10-25 15:52:30
Trabalho à distância: nossa fórmula
- 2024-10-21 09:41:30
Meta é bom, mas pode ser ruim
- 2024-10-16 14:28:00
Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo
- 2024-10-11 09:53:24
Funcionários fantasmas
- 2024-10-08 09:43:05
Atendimento extraordinário, cliente impactado
- 2024-10-04 16:27:18
Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads
- 2024-10-01 15:48:58
Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K
- 2024-08-23 15:18:44
4 formas de vender mais no Dia dos Namorados
- 2022-06-05 13:16:25
Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância
- 2022-05-24 09:15:53
Você sabe o valor do seu cliente?
- 2022-05-05 09:22:02
Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas
- 2022-04-12 16:45:02
Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática
- 2022-02-24 17:34:12
Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?
- 2022-02-10 13:12:53
O que um Gestor de Tráfego Pago faz?
- 2022-01-20 12:50:17
3 tendências de marketing para 2022
- 2022-01-14 14:48:53
6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads
- 2021-12-20 17:01:49
5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram
- 2021-12-07 16:05:12
Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?
- 2021-12-03 14:19:10
Como usar dados para ter novas ideias
- 2021-12-02 16:41:52
Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?
- 2021-12-01 11:58:03
Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?
- 2021-11-24 09:51:20
O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio
- 2021-11-10 15:50:49
Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?
- 2021-11-08 11:40:01
ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância
- 2021-11-03 12:36:32
Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?
- 2021-10-20 17:49:48
4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa
- 2021-10-19 15:47:17
Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?
- 2021-10-15 18:21:14
O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?
- 2021-10-08 11:41:33
3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais
- 2021-10-01 16:06:50
As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos
- 2021-09-22 19:12:33
Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço
- 2021-09-17 17:28:04
Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio
- 2021-09-13 17:11:46
Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022
- 2021-09-08 18:18:55
Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira
- 2021-09-01 19:10:22
Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia
- 2021-08-27 17:56:38
Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?
- 2021-08-26 09:26:49
Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio
- 2021-08-19 11:18:49
Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
- 2021-08-12 12:31:53
Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead
- 2021-08-06 17:45:47
Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing
- 2021-08-04 16:47:38
Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?
- 2021-07-26 09:52:23
Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários
- 2021-06-29 16:16:58
Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento
- 2021-06-29 15:22:09
Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?
- 2021-06-23 13:54:10
Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde
- 2021-06-14 11:44:23
Como você responde seus clientes nas redes sociais?
- 2021-06-06 22:47:46
Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?
- 2021-05-23 22:54:00
Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca
- 2021-05-14 20:47:43
Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos
- 2021-05-10 14:03:23
Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas
- 2021-05-07 18:58:01
O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras
- 2021-05-05 20:46:38
Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica
- 2021-04-29 21:42:34
Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads
- 2021-04-21 17:48:35
Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes
- 2021-04-16 18:55:29
Gerenciamento de crises: o que acontece após o
- 2021-04-07 00:29:26
Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor
- 2021-03-29 20:30:29
Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!
- 2021-03-24 15:46:55
3 motivos para você investir em Content Experience
- 2021-03-18 12:45:59
Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais
- 2021-03-11 15:24:35
LGPD - o que muda com esta nova lei?
- 2021-02-17 15:47:40
Técnicas de Jornalismo no Marketing
- 2020-09-25 17:30:10
A hierarquia visual nas peças de marketing
- 2020-09-18 14:52:41
CPL nas ferramentas de Ads
- 2020-08-28 13:17:49
O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa
- 2020-08-21 12:51:22
Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes
- 2020-07-27 18:16:13
A importância do UX Design no SEO
- 2020-07-27 18:14:52
Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios
- 2020-07-27 18:13:50
Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!
- 2020-07-27 18:11:06
Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?
- 2020-07-27 18:07:54
(falta de) Criatividade
- 2020-07-27 18:05:33
Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo
- 2020-07-27 18:01:23
Haja conteúdo!
- 2020-07-27 17:59:59
Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.
- 2020-07-27 17:58:10
Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital
- 2020-07-27 17:56:20
Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa
- 2020-07-27 17:53:29
Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?
- 2020-07-23 12:49:40
Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios
- 2020-07-22 19:43:40
4 motivos para investir em segmentação de leads
- 2020-07-21 14:37:18