- TRÁFEGO PAGO
Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios
- 22/07/2020 19:43
- Media.K
A taxa de retorno em investimentos é chamada ROI: aprenda a calcular a efetividade das suas campanhas digitais
Se você vende um determinado produto ou serviço com certeza já está ciente da relevância que as campanhas publicitárias têm no crescimento do seu negócio. No mundo do marketing digital elas podem ser realizadas através do disparo de e-mails, ações em redes sociais como contratos com influenciadores, postagens orgânicas ou o impulsionamento de anúncios em mídias como o Instagram, Facebook, Youtube e até mesmo o Google.
Estas ações são muito importantes para que mais pessoas conheçam seu negócio, interajam com a sua marca e tornem-se potenciais consumidores. Uma campanha bem feita tem como objetivo expandir seus horizontes e fazer com que o nome da sua empresa torne-se cada vez mais conhecido.
Para decidir qual formato — ou combinação de formatos — funciona melhor para atingir suas metas, o primeiro passo é entender o público que você deseja atingir. Aqui vale considerar que tipo de redes sociais esses consumidores mais acessam, se eles têm o costume de acompanhar influenciadores ou restringem as redes sociais apenas a conhecidos, e a sua taxa de resposta à postagens patrocinadas. Muitas vezes, ao se implementar uma campanha são realizados diversos formatos de publicações em diferentes mídias: por exemplo, é possível anunciar um mesmo produto através de anúncios em redes sociais, links patrocinados no Google e vídeos no YouTube de maneira simultânea.
De maneira geral,a divulgação de anúncios em diferentes plataformas oferece melhores resultados por impactarem um número maior de pessoas. Mas, é claro, consequentemente o investimento feito neste caso será um pouco maior. E aí entra a necessidade de uma gestão efetiva do custo de cada ação realizada.
O que é ROI?
A taxa de retorno em seus investimentos é chamada de ROI, uma sigla em inglês que significa Return on Investment, capaz de mensurar o quão eficaz são suas campanhas de marketing digital através da relação entre o investimento feito e o lucro obtido. Ou seja, somam-se todos os ganhos de uma ação publicitária e subtraem-se todos os custos da mesma. Equacionando isso, temos:
É importante salientar que esta conta pode ser feita considerando-se os custos da campanha publicitária como um todo, para medir a sua efetividade total, ou para veículos específicos como os gastos com leads gerados através do Facebook Ads, por exemplo.
Mas o que este número significa?
Se o resultado obtido for um número negativo, quer dizer que a sua ação não trouxe nenhum lucro à empresa e é hora de reestruturar sua campanha para evitar futuros prejuízos. Aqui, vale realizar uma análise mais aprofundada do público que deseja atingir, das redes sociais veiculadas e do tom de voz utilizado nos anúncios para se comunicar com os consumidores.
Quando o cálculo de ROI retorna um número positivo a análise já se torna um pouco mais profunda. Em primeiro lugar, pode ficar tranquilo: a sua campanha trouxe lucros e foi bem-sucedida. Agora, é momento de realizar uma avaliação particular de cada um dos veículos envolvidos e tipos de anúncios feitos e descobrir informações importantes, como qual é o custo por lead em cada rede social, qual plataforma de conteúdo trouxe leads mais qualificados à sua empresa ou qual formato de mídias seu público mais interage.
Tenha em mente que a interpretação de resultados é diferente para cada situação. Empresas diferentes terão custos diferentes e é preciso considerar o valor do seu produto e o lucro que será obtido em cima de cada venda. Aqui, é necessário avaliar a situação como um todo e considerar fatores como a qualidade dos leads gerados através das campanhas e a taxa de conversão do seu negócio.
Taxa de conversão?
A taxa de conversão é a relação entre a quantidade de usuários que visualizam seu anúncio e quem efetivamente interagiu com ele — seja clicando em algum link promovido ou cadastrando-se na sua base de clientes através de um formulário, a depender do seu objetivo. Quando falamos de lojas virtuais esta taxa pode ser medida levando em consideração a quantidade de acessos em uma loja virtual versus a quantidade de vendas realizadas em um determinado período de tempo.
Além disso, a taxa de conversão pode ser utilizada no momento de delimitar novas metas para o time de vendas da sua empresa: aumentar a taxa de conversão em anúncios ou em compras virtuais significa também aumentar seu lucro e sua base de clientes. Compreender o que a sua taxa de conversão significa é importante não apenas para mensurar resultados, mas para analisar o quão maduro está seu site e a qualidade da experiência dos usuários ao acessá-lo.
Um ponto importante a se lembrar é: não se assuste caso a taxa de conversão pareça baixa à primeira vista. Uma pesquisa de 2018 realizada pelo NeoAtlas determinou, de maneira geral, taxas para alguns segmentos de e-commerce. O setor alimentício apresenta a maior taxa de conversão, com números entre 4.5 e 0.8%. Em eletrodomésticos, a porcentagem já é de 2.2 a 1.4% — e, no setor de beleza, estes valores caem para 1 a 0.5%. Essas taxas não significam que o negócio não seja lucrativo ou que a experiência do usuário ao acessar determinada página na web seja negativa! Lembre-se de analisar todos os fatores juntos.
Então, em resumo
Em suma, a análise da efetividade de suas campanhas de marketing digital pode ser resumida a dois pontos-chave: o retorno do investimento e a qualidade dos leads gerados.
Este retorno pode ser calculado através da relação entre o investimento realizado e o lucro obtido, seja analisando cada rede social de maneira singular ou como um todo.
Já a qualidade dos leads pode ser analisada levando-se em consideração o perfil de consumidores impactados (como idade, renda, localização e estilo de vida), a quantidade de novas vendas geradas em determinado período de tempo e o aumento do reconhecimento da sua empresa, tanto em redes sociais quanto em bairros locais.
Aqui, tudo depende do objetivo que você deseja atingir. É comum que uma campanha não se mostre eficaz na primeira tentativa, e por isso é importante manter a mente aberta para novas possibilidades de inovação na comunicação com seu público-alvo e a realização de testes para definir qual é o formato mais efetivo para suas ações de marketing.
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