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Marketing Digital
O conceito de employee experience é bem parecido ao de experiência do consumidor ou usuário, pois todos tratam de desenhar a experiência que a pessoa vai ter, seja consumindo um produto, usando uma interface ou no trabalho.
Quando falamos de employee experience nos referimos às diversas ações que são tomadas dentro da empresa para tornar a experiência do funcionário mais agradável dentro do ambiente de trabalho. Essas ações podem ser o diferencial que aumentarão a atração e retenção dos talentos dentro de uma companhia.
Diversas são as ações que podem ser criadas dentro do ambiente de trabalho para colaborar com a experiência dos seus funcionários, não basta colocar puffs e mesas de ping pong. De fato, é preciso entender quais são os perfis das pessoas que trabalham na sua empresa e desenvolver um plano personalizado para a sua empresa.
Assim como no desenvolvimento de uma interface ou um novo produto, nós primeiro devemos entender quem são as pessoas que irão utilizar o que estamos desenvolvendo. É preciso entender para quem você está criando essa experiência, descubra o que realmente é importante para as pessoas que estão dentro da sua empresa. Promova conversas abertas, realize pesquisas, entenda o que as motiva todo dia a ir trabalhar além do salário no fim do mês.
Busque compreender qual é a visão de cada um dentro da empresa, o que eles entendem dos processos que acontecem, de como as decisões estão sendo tomadas. Dessa forma você vai começar a entender os padrões de perfis que existem ali, assim como as diferenças e como isso pode ser determinante no desempenho de cada um.
Muito além de missão, visão e valores, a cultura da empresa realmente é o que a define. Ela funciona como um guia interno que possui todos os fatores que fazem a sua empresa ser única. Aqui na Media K escolhemos 06 valores principais para basear nossa cultura, e esses valores são levados em consideração acima de qualquer ação: Diversidade, colaboração, proatividade, empatia, aprendizado contínuo e transparência. Esses são os pilares pelos quais nos baseamos, tanto na escolha de um novo candidato quanto a decisões de negócio, todos eles foram escolhidos e discutidos de forma colaborativa, entendendo os porquês de cada um desses valores, indo a fundo no significado deles para cada um de nós.
Dessa forma todos se sentem parte da criação da base da empresa, o que faz com que todos sigamos cada um desses valores quase que como mantras em cada atitude que tomamos dentro do ambiente profissional.
Muitas são os fatores que uma pessoa analisa ao decidir sobre um emprego, desde o mais básico como o salário até como é o ambiente daquele local, se haverá uma perspectiva de crescimento, quais desafios ela vai enfrentar, dentre muitos outros.
Para poder atrair grandes talentos é necessário criar ferramentas para que as pessoas possam crescer ali dentro, de forma tanto pessoal quanto profissional, um dos exemplo aqui dentro é que todo mês temos um palestrante externo falando sobre diversos tópicos pertinentes à nossa vida. Essa prática começou como um incentivo para perpetuar a nossa cultura, mas virou algo tão importante e significativo para todos que já se expandiu como um projeto fixo.
Muito além de simplesmente oferecer novos cargos, também é essencial permitir com que a pessoa aprenda mais e possa aplicar seus aprendizados, tenha novos desafios constantemente e que possa experimentar novas responsabilidades durante o seu desenvolvimento profissional.
Dentro da Media K temos diversas ações que ajudam no crescimento pessoal de cada um. A cada trimestre temos um feedback pessoal com o nosso CEO, onde ele menciona nossos pontos fortes e onde podemos nos desenvolver ainda mais. Em adição a isso, também temos um feedback positivo mensal, onde todos os membros da equipe escrevem bilhetes comentando sobre as vezes em que os colegas se superaram no ambiente de trabalho. Para este feedback nós nos baseamos nos pilares da cultura da Media K, então se, por exemplo alguém parou para ensinar sobre alguma coisa para um colega, isso vale dentro do nosso valor aprendizado contínuo. Cada bilhete desses vale um ponto, e no final quem tiver mais pontos ganha um pequeno presente.
Além disso, sempre desenvolvemos palestras sobre a área de cada um, hackathons e diversas outras atividades que possam engajar os funcionários para irem sempre além.
São pontos como esse que determinam toda a experiência que o funcionário tem dentro do seu ambiente de trabalho. Com um pouquinho de criatividade e iniciativa é possível implantar essa importante ferramenta dentro da sua empresa, e é algo que com certeza irá deixar seus colaboradores muito mais motivados no dia a dia, além de divulgarem seus serviços e produtos com todo orgulho.
Ficou com alguma dúvida sobre como implantar a experiência do funcionário dentro do seu negócio? Entre em contato conosco, nós teremos o maior prazer em responder!