Pedro Henrique
Redator
Cada vez mais as empresas têm notado que a gestão de dados pode ajudá-las a agir estrategicamente no mercado. Dessa forma, empresários preocupados com o futuro de seus negócios têm investido em um trabalho chamado de Business Intelligence.
Conhecido também como Inteligência Empresarial, o Business Intelligence (BI) conta com ferramentas e softwares que avaliam dados e oferecem informações relevantes para a tomada de decisões. Não conhece o termo e nem sabe como usar o BI? Então confira mais detalhes sobre esse importante conceito no conteúdo a seguir:
O termo não é novo, mas sua popularidade tem crescido nos últimos anos. Apesar de abrangente, é possível definir o BI como um conjunto de técnicas de coleta, organização, tratamento e avaliação de dados.
Dentro dessas técnicas é possível encontrar uma série de metodologias e ferramentas a serem aplicadas, mas seu objetivo é sempre o mesmo: melhorar os processos de uma empresa e torná-la mais competitiva no mercado.
Graças a isso, o Business Intelligence vai envolver todas as áreas de atuação de um negócio. Desde a área administrativa, passando pelos setores financeiro, operacional, comercial e de marketing, cada pequeno componente empresarial pode se beneficiar dos dados gerenciados através do BI.
A ideia geral é aprender a utilizar informações obtidas durante o processo de trabalho de uma empresa em seu dia a dia. Desse modo, é possível guiar os colaboradores para o desenvolvimento de planejamentos precisos e tomar decisões cada vez mais conscientes e eficientes com base no que se espera do futuro do negócio em questão.
O processo de BI inclui uma série de etapas que devem ser seguidas para que as informações obtidas possam ser bem organizadas e gerem valor para o negócio. Essas etapas podem ser divididas em:
Leia também - Agências de Performance: entenda esse novo modelo de serviço
Os benefícios que o Business Intelligence trazem para uma empresa são diversos e justificam a sua implementação. Além da otimização de processos, o BI auxilia na redução de custos e na melhora da qualidade das entregas.
Com a boa aplicação dos dados, também é possível atrair mais clientes para um negócio e aumentar o volume de vendas. Em alguns casos, o BI também oferece insights que geram resultados positivos para a empresa e seus colaboradores.
O principal benefício, porém, é permitir que a empresa sempre se renove e identifique mudanças de mercado que podem afetar o futuro do negócio e seus colaboradores.
No mundo atual, há diversos cases de sucesso da aplicação do Business Intelligence em diferentes setores. Entretanto, nenhum deles foi tão emblemático quanto o da aplicação do BI junto à seleção alemã de futebol masculino.
A seleção utilizou relatórios obtidos após um processo de BI para identificar os atletas de maior performance ao longo de anos. O resultado desse trabalho? A vitória da seleção na Copa do Mundo de 2014.
Outro caso interessante é o da Netflix. O serviços de streaming utilizou os dados de visualizações de seus usuários para desenvolver uma série que agradasse uma grande parcela do público.
O seriado em questão foi o programa Stranger Things, um dos mais vistos pelos usuários do serviço de streaming e que já conta com 3 temporadas finalizadas. Uma quarta temporada ainda deve chegar em breve ao serviço.
Esses cases mostram como o BI pode ser uma virada de chave positiva para empresas que saibam utilizá-lo ao seu favor - e um método de análise cada vez mais relevante para os empresários.