Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads

Media.K

Media.K
Marketing Digital

A estratégia inteligente para maximizar seus resultados de Marketing 

As campanhas e ações de Marketing são muito mais eficazes quando sabemos exatamente quem queremos atingir. Quanto mais específico for o público, maiores são as chances de impactar com a mensagem. 

Nesse sentido, a segmentação de leads é fundamental, pois ela classifica os potenciais clientes e otimiza a prospecção. 

Isso porque, essa estratégia agrupa os clientes ideais para cada tipo de produto e serviço, o que acelera o processo de vendas e pode gerar ótimos negócios, beneficiando tanto quem compra quanto quem vende. 

Vamos explorar a importância da segmentação de leads e algumas dicas para dominar essa prática? 

O que é segmentação de leads?

A segmentação de leads nada mais é do que a “arte” de classificar os consumidores que já demonstraram interesse em suas ofertas, identificando quem tem mais chances de fechar negócio. 

Com essa iniciativa, o departamento de Marketing pode criar abordagens mais específicas e direcionadas para cada tipo de lead. Isso reduz gastos, diminui  obstáculos do processo de compra, otimizando a efetividade das campanhas, além de aumentar a taxa de conversão de leads em clientes. 



Como fazer a segmentação de leads? 

Primeiro, é necessário coletar os dados dos clientes em potencial, que podem ser obtidos por meio de formulários de ofertas especiais, inscrições em newsletters, análise do perfil dos atuais consumidores e histórico de compras. 

Observar certos padrões pode  ajudar a decidir onde investir e qual o melhor formato para  entregar a mensagem, por exemplo.

Aqui estão algumas formas de segmentar sua base de leads: 

 

Canal de Marketing de origem

Saber de onde o lead chegou ao seu site é essencial para determinar a efetividade do canal de Marketing e a intenção de compra. 

Se um usuário veio de uma rede social, por exemplo, ele pode não estar tão interessado no que você vende. Por outro lado, quem veio de uma busca no Google pode estar mais inclinado a comprar. 


Engajamento 

O nível de envolvimento dos potenciais clientes com seus materiais é um fator-chave de classificação. 

Mais pontos são atribuídos conforme a frequência e quantidade de cliques em suas mensagens e links, além de curtidas e comentários nas redes sociais. Isso demonstra um maior envolvimento e, consequentemente, uma maior intenção de fazer negócios com você. 

 

Materiais consumidos 

Cada conteúdo deve atender a um estágio do funil de vendas. Saber quais materiais foram baixados, lidos ou assistidos ajuda a separar os clientes que estão mais avançados na jornada de compra. 

Leads que consomem conteúdos mais aprofundados mostram mais interesse e devem ser abordados de forma diferente pelo time de vendas.

 

Contar com uma agência especializada

Contratar uma agência especializada pode agilizar (e muito!) o processo de segmentação. 

As agências têm a experiência necessária para lidar com a base de leads e implementar métodos eficazes como ações de e-mail marketing, fluxo de nutrição, tráfego e relacionamento com a base. 

 

Como vimos, a segmentação de leads é muito importante para aprimorar o processo de Marketing e vendas. 

Com elas, as empresas podem classificar suas oportunidades de negócios, direcionando mensagens eficientes para cada estágio e criando estratégias particulares para cada etapa. 

 

Quer aplicar a segmentação de leads em sua empresa? Temos soluções personalizadas para você e seu negócio! Venha falar com a gente

 

 

 

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.