6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Quando o assunto é anunciar na internet, o Google Adwords, ou apenas Google Ads, com certeza é uma das ferramentas mais populares. Trata-se de um sistema de links patrocinados que funciona através do processo de “Pagamento Por Clique”, no qual o anunciante tem controle da frequência e método de divulgação de suas campanhas.

Há diversos tipos de anúncios que podem ser divulgados pelo Google Ads: resultados em pesquisas, banners em sites e aplicativos, ou vídeos no Youtube.

O mais importante é que a ferramenta permite que as campanhas cheguem até um público qualificado que realmente se interessa pelo serviço oferecido. Desse modo, o anunciante evita investir em canais que não oferecerão retorno para ele.

Só que apesar de ser um ferramenta bem intuitiva, vale a pena ficar de olho em ações que podem melhorar os resultados das campanhas. Confira alguma dicas de como fazer isso a seguir:

1 - Remova palavras-chaves desnecessárias

Quando falamos de anúncios no Google Ads, esperamos que esses anúncios gerem não apenas engajamento, como conversão de clientes. Para isso, é preciso escolher as palavras-chaves certas para serem utilizadas na segmentação da campanha.

Se uma palavra-chave não está convertendo e apresenta baixa taxa de cliques, ela deve ser removida ou ao menos pausada da campanha. É fácil descobrir quais palavras performam melhor a partir dos relatórios do próprio Google Ads.

2 - Faça testes com recorrência

Testes são sempre uma ótima forma de otimizar campanhas. Testar a relevância de novas palavras-chaves, mudar o título de textos ou modificar banners são maneiras de descobrir formas novas de impactar o público-alvo e gerar aumento de conversões.

3 - Use o gatilho da escassez

A escassez é um gatilho que pode ajudar clientes a tomarem atitudes de maneira mais rápida. Afinal, ninguém quer perder uma promoção incrível, mas que vai durar por “tempo limitado”.

Por isso, usar “só até tal dia” ou "termina no fim do mês” em banners e anúncios é uma ótima forma de agilizar o processo de compra. Basta apenas ficar de olho para que os anúncios sejam vinculados apenas no período de tempo determinado pela promoção.

4 - Fique de olho na concorrência

Analisar a concorrência é uma tarefa importante que deve ser realizada sempre que se inicia uma nova campanha. Fazer uma pesquisa com suas principais palavras-chaves e verificar como os concorrentes se comunicam com seu público é uma ótima maneira de aprender a criar anúncios melhores.

Além disso, também deve-se identificar pontos fracos e fortes dos concorrentes. Com isso, é possível desenvolver campanhas que vão atingir o público de um modo que a concorrência ainda não fez.

5 - Indique palavras-chaves negativas no Google Ads

Além de filtrar as palavras-chaves escolhidas para sua campanha, o Google Ads também permite criar um grupo de “palavras-chaves negativas”. São termos de pesquisa que devem ser excluídos da sua campanha, para que seus anúncios não apareçam quando uma pessoa pesquisar por eles.

Considere o seguinte exemplo: você é um advogado civil e precisa divulgar seus serviços. Você pode colocar “escritório de advocacia” como palavra-chave no Google Ads e negativar as palavras “penal” ou “tributário”. Esses termos estão relacionados a ramos do direito que não são o foco do seu escritório e não devem ser considerados na sua campanha.

6 - Evite excessos nos textos

Um detalhe importante sobre seu anúncio é: ele deve ser conciso, direto e bem efetivo. Não há espaço para criar frases grandes ou aplicar termos desnecessários. 

As pessoas impactadas precisam visualizar o anúncio e saber de forma simples e rápida do que ele se trata. Por isso, nada de colocar informações extensas e que pouco chamam a atenção como perguntas ou redundâncias.

Seguindo essas dicas, é possível desenvolver campanhas de marketing mais efetivas e melhorar os resultados que sua empresa está tendo com o Google Ads.

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