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Marketing Digital
Ao começar a pesquisar e trabalhar com SEO você com certeza já viu algo sobre palavras-chave e criação de conteúdo mas pouco é falado sobre como a usabilidade do seu site pode interferir no seu rankeamento. Claro que esses são pontos-chave. porém o Google considera diversos fatores para rankear um site, e com o tempo o mais importante deles é como os usuários navegam e interagem com esse site e não somente o conteúdo que existe nele.
O objetivo da busca do Google é sempre trazer os melhores resultados para os usuários, então ele vai procurar os sites que têm o maior número de sessões, acessos e retornos. Sites que têm essas características trazem boas experiências aos usuários por isso eles continuam acessando e voltando, criando uma fidelidade de público. E esse é o trabalho do UX Design: promover essas experiências positivas ao usuário.
Quando você foca apenas em ser rankeado, e ficar no topo das posições,você esquece do que realmente interessa: as pessoas acessando o seu site, então hoje quando você foca em fazer um site bom para seus usuários, você está fazendo um bom SEO.
UX é sobre pensar nas necessidades dos usuários, deixar o conteúdo fácil para ser consumido e o seu site simples para ser navegado, é ser centrado no usuário, mantendo ele em mente em todas as decisões. Existem diversas metodologias dentro de UX para isso, como por exemplo a criação de personas baseadas nos seus atuais clientes para entender suas necessidades e comportamentos, criar mapas de empatia dessas personas e ver quais são seus principais problemas, criação de jornadas do usuário para entender como seu usuário está navegando seu site e como ele pode e deve se comportar dentro da jornada de compra, e por aí vai.
Quando você faz isso encontra os melhores padrões de navegação, cria um conteúdo pensado no seu público e torna seu site muito mais agradável, dessa forma você começa a bater em todos os pontos que sempre foram falados sobre SEO, e de uma forma muito melhor, com o foco realmente nas pessoas que são os seus consumidores, clientes e usuários.
Existem diversos pontos mais básicos que podemos destacar quando falamos da usabilidade, como por exemplo a velocidade de carregamento do site, se ele demorar mais de 2 segundos para carregar você pode perder metade dos usuários que entraram nele, então, do que adianta se esforçar para colocar seu usuário dentro do site e ele sair antes mesmo de poder ver algo?
Outro ponto muito importante e hoje em dia mandatório é criar um site responsivo. Hoje o Google considera o versão de celular do seu site para ranqueamento e não mais apenas a versão web como há alguns anos. Também temos clientes que hoje realizam 90% das conversões através de smartphones, se seu site não estiver devidamente adaptado ele está perdendo desde rankeamento a vendas.
Criar um excelente site para as pessoas é a melhor forma de impulsionar seu site a ser encontrado mais facilmente de forma orgânica no Google, usando metodologias de UX, se preocupando com seu usuário, você não vai estar apenas criando uma interface bonita, mas pensando em toda a navegação, conteúdos, CTAs, e assim você deixa pronto para que as pessoas encontrem tudo que realmente buscam. Quanto mais as pessoas estiverem satisfeitas com seu site, mais o Google irá reconhecer isso e ele irá para o topo.