Marketing Transmídia: o que é e qual é seu diferencial nos negócios

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Marketing Digital

Você provavelmente deve se lembrar das táticas de engajamento nas redes sociais usadas no Big Brother Brasil 2020 e 2021, onde, ao mesmo tempo em que desenrolava a dinâmica do programa, os participantes tinham em suas redes sociais conteúdos condizentes com suas vivências na casa, o que fez muito sucesso e gerou muita repercussão nas mídias. 

Isso se chama Marketing Transmídia. Trata-se de um tipo de marketing que utiliza diversas plataformas digitais para transmitir o mesmo conteúdo com o mesmo objetivo: aumentar o engajamento da marca e gerar mais conversões. 

No entanto, não se trata apenas de fazer um mesmo conteúdo e publicá-lo nas diferentes redes sociais ou programas de televisão. Trata-se de entender qual é a comunicação utilizada em cada mídia e adequar o seu conteúdo para ela. Isso envolve estudo de público-alvo, tom de voz, persona e também formato da publicação - que pode ser em arte estática, carrossel, vídeo curto ou longo e até mesmo podcast.

Apesar de parecer distante aos olhos de empresas de médio porte, este tipo de marketing pode ser utilizado em qualquer marca e pode ser decisivo nas estratégias de vendas. Além de atual, ele provoca atratividade entre as gerações Millenials e Gen Z. Por isso, o Marketing Transmídia tornou-se hoje um sinônimo de sucesso e aumento de engajamento no mundo publicitário.

O que é 

Uma produção transmídia nada mais é que a conexão de diferentes narrativas em busca de uma narrativa só. Por exemplo, como se a união de uma campanha publicitária ligada a história de uma série de TV compusesse uma conexão e um sentido a mais para o objetivo da empresa e o entendimento do consumidor. 

Uma história é contada através de várias plataformas. Por exemplo, pode-se iniciar uma campanha publicitária através de anúncios em redes sociais, e desenvolver narrativas a partir dela através de vídeos publicados também nas redes. 

Diferencial no seu negócio

Com o diferencial do Marketing Transmídia, acontece uma fidelização maior do cliente, pois o contato em diferentes meios torna a pessoa mais familiarizada ao seu conteúdo e ao ideal da sua empresa. Os seguidores passam a enxergar possibilidades de acompanhar um conteúdo em diferentes consolidado em diferentes plataformas, mas que ao mesmo tempo possui conexão entre si. A vontade de estar por dentro do que é publicado aumenta, o que facilita conversões em compras. 

Além disso, você tem a possibilidade de alcançar públicos diferentes, já que o tipo de usuário de cada plataforma é diferente, e ao fazer um conteúdo específico para cada uma delas, você tem maiores chances de tornar a sua marca ainda mais conhecida por todos os tipos de pessoas. 


E aí, se interessou pelo Marketing Transmídia e as suas diversas possibilidades? Então é possível que também se interesse pelo nosso texto sobre 3 motivos para você investir em Content Experience.

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