Pedro Henrique
Redator
Um dos elementos mais importantes quando falamos de marketing de conteúdo e SEO são as famosas palavras-chave. Elas ficaram populares justamente graças ao Google, pois definem o que seria o assunto principal de um texto ou conteúdo, permitindo que buscadores da internet encontrem sites relevantes associados às palavras-chaves do tema ou assunto que estão buscando.
Atualmente, esses termos são relevantes para qualquer negócio que queira se destacar no meio digital. Mas como usar corretamente as palavras-chaves em suas estratégias de marketing digital? Isso é o que você descobrirá a seguir. Confira:
Definindo o que é uma palavra-chave
Considere a seguinte situação: você precisa contratar um encanador para sua casa e decide procurar no Google a frase “encanador na cidade X”. A frase que você buscou é composta por um conjunto de keywords, ou palavras-chave, que o mecanismo de busca identifica em determinados sites que serão apresentados a você nos resultados de pesquisa.
Neste caso, se o site de um encanador não tiver as respectivas palavras-chave definidas na sua busca, dificilmente qualquer buscador da internet apresentará tal site a você ou a qualquer outra pessoa. Isso porque é através destas palavras que serviços e produtos podem ser encontrados na internet, tornando-se visível ao seu público-alvo.
As palavras-chave são a ponte de ligação entre o público que faz uma pergunta e a resposta para a mesma pergunta, seja ela um serviço, um produto, um texto, um filme ou qualquer outra coisa que possa ser arquivada na internet.
Termos importantes para quem se destaca
Os dados do Google apontam que somente 5% das pessoas acabam visitando a segunda página dos resultados de busca durante uma pesquisa feita pelo mecanismo.
Isso significa que qualquer marca que deseje se tornar relevante em seu mercado de atuação precisa estar entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca. Isso só é possível através de uma boa estratégia de marketing de conteúdo realizada com a ajuda das palavras-chave corretas aliadas a um SEO bem desenvolvido.
Definindo a palavra-chave do seu negócio
Identificar a palavra-chave para as suas ações de marketing de conteúdo não é algo simples. Para isso, é preciso fazer uma extensa pesquisa com foco em verificar quais são os termos e assuntos relevantes para o seu site que possam ser usados como uma palavra-chave para marketing digital.
Nesse momento, vale usar o Keyword Planner, uma ferramenta gratuita associada ao Google Adwords. Quando se pesquisa um termo na busca do Keyword Planner, ele fornece em seguida uma lista de várias outras frases ou assuntos relacionados que podem ser usados como palavras-chave na construção do seu conteúdo.
Outra ferramenta importante é o SEMrush. Bastante completo, o SEMrush oferece também termos utilizados pelos concorrentes que estão apresentando bom desempenho nas buscas.
Não dá para deixar de citar também o Moz Keyword Explorer, que te permite filtrar palavras-chave a partir do volume e alcance de usuários.
Vale ainda usar a própria barra de busca do Google, procurando termos específicos e verificando o que o buscador te apresenta como termos relacionados. Esses são alguns dos termos mais buscados na plataforma.
De olho no público-alvo
Seu público-alvo é muito importante na hora de definir as palavras-chaves para sua estratégia de conteúdo. Por isso, é preciso que você entenda o comportamento dele na internet para então usar os termos que ele potencialmente usaria em uma pesquisa.
É possível descobrir essas informações através de Personas definidas como possíveis clientes do seu negócio, criadas pensando especialmente em cada tipo de pessoa que compõe o seu público-alvo.
Além disso, é bom levar em consideração aspectos regionais do seu público. Ele usa termos ou gírias que outros locais do país não usariam para se referir ao produto vendido por você? Então talvez seja uma boa ideia colocar esse termo entre as suas palavras-chaves, afinal, é importante segmentar o negócio para atingir o público que é realmente relevante para você.
Aplicando palavras-chave em seus sites
Com as palavras-chaves definidas, chegou a hora de aplicá-las de fato para otimização do seu site nos serviços de busca. Elas podem ser utilizadas em qualquer conteúdo textual original de uma página, desde descrição de produtos, até artigos específicos.
Se o seu site possui um blog, uma boa ideia é sempre definir palavras-chaves para as suas publicações e garantir uma boa colocação no Google.
Nunca esqueça de definir boas palavras-chaves para suas landing pages. Como o foco de uma landing page é a venda, termos chaves são essenciais para garantir um alto alcance do público.
Além disso, ter boas palavras-chaves definidas no seu site te ajudará no momento de criar links patrocinados, sendo possível usar os mesmo termos do site para o patrocínio de um serviço ou produto no Google.
Este conteúdo te ajudou a entender mais sobre o assunto? Então leia também o nosso texto sobre Técnicas de Jornalismo no Marketing!