Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.

Media K

Media K
Marketing Digital

Como o planejamento estratégico vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

Com o surgimento de tempos completamente novos para todos - o isolamento social, a ascensão dos canais digitais de varejo e o aumento contínuo no tempo médio gasto em redes sociais -, novas diretrizes e planejamentos começam a borbulhar nas grandes e pequenas empresas ao redor do mundo. É preciso inovar, mostrar-se constantemente diferente e com estratégias à frente de uma época superfaturada de conteúdos que se parecem..  

Em meio à chuva de novas ideias, estabelecer um planejamento estratégico eficiente mostra-se necessário no que diz respeito a alcançar objetivos e obter uma vantagem competitiva sobre concorrentes. Com o controle das suas metas e ações é possível garantir, ao máximo, o atingimento de resultados positivos de planos a curto e longo prazo. 

Uma ferramenta amplamente utilizada por gestores globalmente para a definição de metas é seguir o método SMART. Nessa teoria, os objetivos dentro de um planejamento só serão efetivos se englobarem quatro pilares:

  1. Specific (específico):  os objetivos devem ser claros e diretos, sem dar espaço à ambiguidade;
  2. Measurable (mensurável): os objetivos devem ser passíveis de mensuração para que seja possível avaliar a evolução das ações;
  3. Attainable (atingível): cada objetivo deve conter um número, uma quantidade que deseja-se atingir - seja o aumento no lucro ou a porcentagem de satisfação no ambiente de trabalho, por exemplo;
  4. Realistic (realista): um erro comum de gestores é o de definir objetivos impossíveis com a falsa noção de que isso irá estimular o time a correr atrás do melhor resultado possível
  5. Time-bound (com prazos determinados): a determinação de um prazo factível é importantíssima para definição de prioridades e criação de senso de urgência. Aqui pode-se dividir objetivos e criar metas temporais para 1, 5 e 10 anos. 

É importante que seja implementado também um plano de acompanhamento de projetos, arquivando erros e acertos, para acompanhamento futuro e melhorias contínuas. Segundo a Endeavour, a maior organização nacional de apoio a empresas e empreendedores inovadores, é essencial que os objetivos traçados estejam alinhados à missão e aos valores da companhia.

Um bom planejamento vai ditar o futuro do negócio, vai impulsionar colaboradores a seguirem um plano, estruturar a companhia para que alcance destaque e reconhecimento em meio a um período incerto. Mãos à obra, o futuro não vai esperar.

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.