Francyne Nunes
Redatora
Com certeza você já ouviu a expressão “uma imagem vale mais que mil palavras”. Você sabia que essa máxima também vale para o visual da sua empresa?
Note, todas as empresas que têm destaque no mercado apostam na comunicação visual. Uso de imagens, elementos com cores, infográficos, quando feitos adequadamente, podem atrair de maneira efetiva o seu público-alvo.
Quer saber como aplicar este conceito na sua empresa? Falaremos neste artigo o que é comunicação visual, quais são seus principais tipos e como pode ajudar o seu negócio.
A comunicação visual é um conceito bastante amplo. De maneira geral, ela é uma forma de comunicar o público por meio de imagens, como infográficos, fotos, vídeos, e outros formatos visuais. Quando este recurso é bem utilizado, ele pode despertar as emoções do cliente, e proporcionar uma experiência muito mais impactante que vários conjuntos de textos, o que, por consequência, se transformam em vendas e leads qualificados.
Na publicidade, há diversos recursos visuais que as marcas utilizam para cativar o seu público. Vamos citar abaixo, os quatro tipos mais comuns que você pode se beneficiar.
Imagens
Um dos recursos mais populares são as imagens. Elas podem ser utilizadas em anúncios, postagens, stories. Inclusive, conteúdos para blogs e landing pages, até porque é muito melhor ler um texto acompanhado de imagens que apenas blocos de textos, não é mesmo?
Vídeos
É inegável que os textos estão em alta. O vídeo bem feito pode converter vendas muito mais que um recurso que apenas utilize o texto. Este é um formato muito recomendado, inclusive para anúncios.
Memes
Está aí uma forma espontânea e divertida de se aproximar do seu público, os memes. Geralmente são imagens, GiF’s, vídeos com tom de humor. Esse recurso além de melhorar o seu engajamento, pode dar a sensação de pertencimento ao seu cliente. Tenha cuidado na hora de escolher os memes. Veja se está adequado ao tom de voz e princípios da sua marca.
São inúmeros os benefícios oferecidos pelos recursos da comunicação visual. Citaremos abaixo alguns deles.
Fortalecimento da sua marca
Com um logotipo visualmente bem construído fica muito mais fácil o seu público conseguir reconhecer rapidamente sua marca. Empresas reconhecidas mundialmente no mercado tem esse artifício em comum. Por exemplo, coca-cola, starbucks, pepsi. São empresas que só de olhar o logotipo, você rapidamente identifica do que se trata.
Segurança e confiança
Por meio de comunicação visual bem elaborada, você consegue despertar no seu público credibilidade e segurança. É muito comum que as pessoas, em geral, associem o design da empresa aos princípios do negócio. Logo, uma comunicação visual mais séria pode transmitir seriedade e profissionalismo aos seus clientes.
Valor e qualidade dos serviços
A comunicação visual é um dos recursos utilizados para relacionar qualidade e valor aos seus produtos. Sabemos que o produto não precisa apenas ser bom, é preciso que as pessoas saibam disso. Por isso, recursos visuais bem-feitos são efetivos para transmitir a mensagem de que o produto é de qualidade e de alto nível.
Identificação do público
A comunicação visual também é capaz de transmitir os valores e princípios da marca através de imagens, vídeos, entre outros recursos e, com isso, gerar a identificação do público-alvo. Seja por defender os mesmos princípios ou por simpatizar por eles.
As etapas para estruturar uma comunicação visual eficaz são cercadas de detalhes complexos que exigem profissionais que dominem a área. Por isso, é tão recomendado contar com uma agência de marketing para isso.
Exemplos de profissionais que compõem essas equipes
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