Técnicas de Jornalismo no Marketing

Media.K

Media.K
Marketing Digital

Como melhorar o desempenho da sua campanha com alguns truques presentes no jornalismo



Você já parou para pensar o quanto da área de jornalismo existe dentro das ações de Marketing? Existem muitas delas que ajudam a estruturar campanhas, concretizar ideias e se comunicar claramente com o público-alvo que queira atingir. Continue lendo este artigo para descobrir algumas delas e como utilizá-las em suas campanhas.

 

Lead

 

O lead, no jornalismo, é uma técnica utilizada para passar as principais informações de uma notícia, sempre respondendo às seguintes perguntas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê. 

 

Desse modo, pense que você irá divulgar uma nova promoção nas redes sociais de seu negócio, por exemplo. Para atrair a atenção do seu público, é muito importante que você dê as informações que um lead fornece logo de cara, fazendo com que a pessoa que está lendo entenda do que se trata e tenha vontade de participar.

 

Linguagem Objetiva

 

Essa técnica é de grande ajuda ao aplicar o Inbound Marketing em pessoas que já, de alguma forma, interagiram com o seu anúncio ou produto antes. Muito possivelmente, essas mesmas pessoas possuem dúvidas ou querem mais informações sobre o que você está anunciando, e no momento de respondê-las é essencial uma resposta clara e objetiva, não deixando nenhum resquício de falta de informação.

 

Entrevistas para definir Personas

 

Definir uma persona pode ser uma tarefa complicada se você não aplicar algumas técnicas de entrevista que os jornalistas utilizam. É necessário pensar nos detalhes para que a persona esteja completa e você foque naquele determinado nicho de pessoas. 

Além disso, as técnicas de entrevista não se limitam apenas para a definição de persona, elas podem ser utilizadas ao colher um briefing com o seu cliente, por exemplo e até mesmo para entender melhor sobre determinados assuntos produto com o propósito de realizar marketing de conteúdo.

 


 

 

Você já aplica essas técnicas em seu dia a dia? Já tem um jornalista em seu time de marketing? Pode ser isso o que falta para garantir a melhor campanha para seus clientes.

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.