Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Muitas empresas já notaram que, para criarem estratégias de marketing digital realmente eficientes, precisam investir em produção de conteúdo para redes sociais.

 

Afinal, estamos falando de plataformas usadas ativamente por cerca de 140 milhões de brasileiros todos os dias, segundo dados do Hootsuite divulgados em 2019. O público dessas redes é diverso, assim como o seu modo de uso: há quem utilize para compras, entretenimento, relacionamento ou até como canal de informação.

As opções de investimento são diversas, mas você sabe qual é a rede social certa para o seu negócio? Se você é empresário e quer responder essa pergunta, precisa primeiro entender outras duas questões:

 

Quem é a sua persona?

O primeiro passo sempre é se voltar para a persona, ou seja, a representação do cliente ideal da sua empresa. Identificar a persona é a etapa essencial de qualquer planejamento de marketing digital e será ela quem vai ditar a escolha da rede social ideal para um negócio.

Quais são os canais utilizados pela persona? Que tipo de conteúdo ela gosta de consumir? Por que ela está nas redes sociais? Uma persona bem elaborada poderá facilmente solucionar essas dúvidas e guiar a empresa em suas escolhas futuras.

 

Qual o seu objetivo nas redes sociais?

Por mais que qualquer empresa possa utilizar as mídias sociais, o objetivo de cada uma com seu uso é distinto. Elas podem ser utilizadas para a construção de autoridade de um negócio, melhora da relação com o cliente, divulgação de informações ou até como plataforma de vendas.

Identificar o objetivo principal do seu negócio nessas plataformas é essencial para a seleção da melhor rede social. Isso porque cada plataforma tem, também, objetivos únicos, com foco em públicos-alvos determinados e oferecem ferramentas específicas para cada tipo de estratégia.

Quando o objetivo e a persona estão bem alinhados, fica mais simples decidir a rede social ideal para um negócio.

 

Conheça agora algumas das redes sociais mais usadas no Brasil e suas especificidades:

 

Facebook

Muito popular e simples de usar, esta rede permite que se curta publicações de textos, fotos, vídeos e comentários divulgados pelos usuários. Empresas podem criar uma fanpage no Facebook, que nada mais é que uma página separada dos perfis pessoais que pode ser curtida e seguida pelos usuários.

Através da fanpage é possível divulgar conteúdos diversos e melhorar o relacionamento com os clientes respondendo a dúvidas nos comentários. O Facebook ainda reserva ferramentas específicas para as empresas com fanpages em sua plataforma, permitindo que os administradores criem publicações patrocinadas, que alcançam um público-alvo segmentado - algo muito útil em estratégias de venda.

 

Instagram

O foco da plataforma era a divulgação de fotos. Entretanto, desde que foi adquirida pelo Facebook, esta rede social tem acrescentado novos recursos.

Em geral, o Instagram é de fácil uso e permite interação rápida e simples. Por isso, a rede atrai muitas pessoas que utilizam a plataforma para entrar em contato com marcas e empresas de seu interesse.

Assim como no Facebook, esta rede social conta com ferramentas para a criação de conteúdos patrocinados. Algumas empresas também usam a rede como vitrine para seus produtos, transformando seus perfis na rede social em uma verdadeira loja virtual.

 

Twitter

Trata-se de uma rede bastante interativa. Nela, as pessoas publicam textos curtos e podem comentar e citar outras publicações à vontade. O Twitter pode ser um ótimo canal para uma empresa manter contato constante com seu público e divulgar informações.

Por ser uma rede social de interações rápidas, é essencial que as empresas atualizem regularmente suas contas no Twitter com novas publicações e respondam comentários com frequência. 

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social bem diferente das anteriores. Nela, o perfil de cada usuário funciona como um currículo online que é utilizado para criar networking com outros profissionais de uma mesma área e interesse.

Empresas podem usar o LinkedIn para divulgar vagas de emprego, mas também para melhorar sua relação B2B com outros negócios. Por ter um caráter mais profissional, as publicações no LinkedIn costumam ser institucionais, com menos foco em vendas.

 

Conseguiu decidir qual a melhor rede social para usar em seu negócio? Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos prontos para te ajudar!

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.