Giovana Lima
Redatora
Quando falamos em produzir post institucional, uma das primeiras imagens que vem a nossa mente é um site ou uma campanha interna para os colaboradores. Entretanto, divulgar este tipo de conteúdo vai além da aba “Sobre” de uma página na internet.
Essa estratégia pode ser inserida em seu plano de Marketing de Conteúdo tanto para blog, e campanhas publicitárias quanto para as redes sociais.
E calma! Este tipo de criação de conteúdo não é uma forma de exibicionismo ou que transmita a ideia de uma empresa é prepotente. Se usado de forma correta, ele ajuda o seu cliente a tomar uma decisão de compra, por exemplo.
O conteúdo institucional tem o foco da apresentação da empresa, divulgação de ideias, dos valores e do serviço prestado por uma organização.
Por isso, separamos 3 motivos para você investir sem ter medo de ser feliz nesse tipo de conteúdo. As redes sociais - e seu cliente - agradecem.
Antes de tudo, o conteúdo institucional não é uma autopromoção Porque nem todo assunto produzido é feito com esse objetivo. Às vezes, é apenas uma exposição sobre quem é a marca e os seus valores.
Então, ele tem o papel de informar ao público sobre os principais serviços e benefícios, fatos marcantes, conquistas ou valores de uma organização.
Entre os formatos deste conteúdo nas redes sociais podem ser utilizados: vídeos, fotos, textos e stories. Já os temas você pode mostrar como funciona os bastidores da empresa, as conquistas, quais são os valores, posicionamento sobre um fato do momento e entre outros.
Inclusive, os posts institucionais podem se adequar ao funil de vendas. No caso do topo do funil estão os conteúdos mais informativos. Já no meio do funil é importante falar sobre como os serviços/produtos são pensados e fabricados. E no fundo do funil falar dos diferenciais da empresa e os valores.
1 - Fortalece a imagem
Estar em diversos canais digitais e saber explorar eles são bons caminhos para fortalecer a imagem da empresa.
Isso porque, uma boa parte das pessoas estão nas redes sociais e vão consultá-las quando possuem interesse em adquirir algo.
Produzindo conteúdo relevante e de excelência, os seguidores vão saber quem é a sua marca e qual é o objetivo dela. As redes sociais são bons locais para serem a sua vitrine.
2 - Credibilidade
Já pensou se alguém procurar sua empresa nas redes sociais e não achar? A falta de presença digitalmente pode transmitir uma mensagem de que a instituição é ultrapassada e que não se atualiza com o mercado.
Além disso, é através das redes sociais que o consumidor confirma se a empresa tem autoridade no assunto e como ela atende os seus clientes.
3 - Acesso a informações importantes
Outra vantagem para empresa e benefício para o cliente é que as redes sociais podem ser um meio para realização de consultas de informações importantes como horário de funcionamento, telefone de contato e produtos disponíveis. No caso do Instagram, você pode usar os Destaques para inserir estas informações.
3 exemplos para você se inspirar
Publicação focada para contar um pouco sobre os bastidores da nova campanha publicitária da instituição. Assista ao vídeo aqui.
Media K
Neste exemplo mostra a importância para a agência ter uma cultura organizacional bem estabelecida. Assista o vídeo clicando aqui.
Pfizer Brasil
Conteúdo da campanha criado para gerar conexão com o público. Abordaram um problema ou uma causa que a sua audiência enfrenta. Assista ao vídeo clicando aqui.
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