Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio

Francyne Nunes

Francyne Nunes
Redatora

O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes que usa conteúdos ricos como artigos, textos para redes sociais, blogs, vídeos, e-books. O método se baseia nos quatro pilares do Inbound: atrair, converter, vender e encantar. Em outras palavras, é a arte de se comunicar sem vender de maneira explícita. Ele é eficaz para que sua marca alcance autoridade, audiência, retenção de clientes, crescimento contínuo e, claro, mais vendas

Você provavelmente está cansado de ouvir a frase "a produção de conteúdo pode aumentar as suas vendas". Nos dias de hoje, o conteúdo é a pedra basilar de qualquer negócio que anseie espaço no digital. No entanto, sozinho o conteúdo não fará muita coisa, e sem estratégia não fará nada. Para que seus planos deem resultados, você precisa de planejamento. E é aí que entra o famigerado marketing de conteúdo.

Entendendo o marketing de conteúdo

Visualize a cena. Você, um empreendedor de um nicho específico, o produto que você oferece é de qualidade e sempre procura atender as expectativas e necessidades do seu cliente. Do outro lado está o seu concorrente. Ele também oferece um produto de qualidade. Aliás, bem parecido com o seu. No entanto, ele vende mais que você, as pessoas comentam mais sobre a empresa dele que da sua, confiam mais nele que em você. Pode-se apostar  que ele está presente nas redes sociais e faz uso de estratégias de conteúdo. 

Nesse caso, a disputa é desigual. Você fatalmente ficará para trás. Não tem como competir com alguém que está com a marca bem consolidada e ativa nas redes sociais se você estiver fora da internet. 

Olhe ao redor. Analise o comportamento das pessoas por alguns minutos. Todos estão na internet. Ao menor sinal de tédio, sacamos o celular. Verificamos o celular a cada 15 minutos (ou menos). Estamos a todo momento conectados. Não ter sua empresa presente no meio digital hoje significa prejuízo. A pandemia de Covid-19 escancarou essa realidade. A internet é o local onde você encontra o maior número de pessoas dispostas a te ouvir. E dispostas a comprar o seu produto.

Leia também: Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?

Atração e fidelização de clientes

Quem não é visto não é lembrado. Essa é uma daquelas verdades inapeláveis e eternas das quais não podemos fugir. Por isso, o marketing de conteúdo bem planejado tem como objetivo fazer com que sua marca apareça positivamente – mas não apenas isso, a ideia é que ela encante e atraia clientes, a ponto de criar, inclusive, leais defensores do seu negócio. 

Quando se diz que o marketing de conteúdo é uma forma de fazer o cliente comprar sem vender, o que se quer dizer é que ele se difere do marketing tradicional e que deixa explícita a intenção de vender. No marketing de conteúdo, você mostra ao cliente que se importa com ele. Você deixa evidente que o consumidor é sua prioridade. Para isso, é aplicado os quatro pilares do Inbound Marketing que comentei ali em cima. Não é nenhuma receita mágica. São estratégias focadas em distribuir conteúdo de valor para o público-alvo. Faço um breve resumo abaixo.

  • Atrair: através do seu conteúdo, você surpreende e atrai visitantes que estão interessados no seu produto.
  • Converter: você transforma esses visitantes em telespectadores dos seus conteúdos e potenciais vendas, tornando-se, no caso, em leads.
  • Vender: esse é o momento que o lead está propenso a comprar o seu produto. Ele realiza a primeira compra e agora pode ser considerado cliente.
  • Encantar: aqui está um dos diferenciais do marketing de conteúdo. Nesta etapa, o propósito é que seu cliente se torne um freguês. Que você tenha um vínculo duradouro com ele criando a fidelização e retenção desse consumidor. Com isso, além de comprar seus serviços, ele se tornará empático a sua marca. O que fará com que a divulgue para outras pessoas.

Confira a seguir alguns tipos de marketing de conteúdo.

Exemplos de Marketing de Conteúdo

Conteúdo em redes sociais

Produzindo conteúdo em redes sociais você conecta as pessoas ao serviço oferecido. Mais que isso. Você descobre quais são as principais dúvidas, o que procuram, o que desejam, o que não concordam, que tipo de abordagem preferem e qual a melhor forma de atraí-las. Tudo isso com o auxílio da interação, comentários, curtidas, compartilhamentos.

A reconhecida empresa de aparelhos auditivos Phonak é um bom exemplo disso. No Instagram, eles humanizam a marca, além de informar e educar o público sobre temas relacionados ao universo auditivo, o que chama atenção de mais consumidores e potenciais clientes.

 

Posts em Blog

Se você quer melhorar sua marca nos mecanismos de busca, a sugestão é investir em um blog. Um especialista que entenda de SEO pode auxiliá-lo para que seu blog esteja bem rankeado no Google. Com as estratégias certas, ele tornará seu negócio referência na área.

A rede de aparelhos auditivos Audium faz um bom uso dessa plataforma. Lá, eles produzem conteúdo sobre dicas de como cuidar bem da audição, informações sobre aparelhos auditivos e conteúdos ricos voltados para perda auditiva.

E-books

O foco do e-book é educar o público. Para construir este conteúdo, você deve ter alguns cuidados. Como coerência, revisão textual e um design adequado e bonito, e, claro, que seja compatível com os ideais do seu negócio. Esse tipo de conteúdo fortalece seu negócio, te dá um status de especialista, aumenta o tráfego do site e é extremamente benéfico para sua reputação online

Bom, estes são apenas alguns exemplos de como o marketing de conteúdo pode trabalhar a seu favor. Há ainda outras formas, como textos para vídeos, reels, podcasts, infográficos.

Utilize esse método para promover seu negócio, se aproximar e ganhar a confiança do seu público. Sua empresa sairá definitivamente dos bastidores e irá para o palco. Como diria Bernadette Jiwa, especialista em storytelling: “Não há uma única desvantagem em se aproximar das pessoas às quais você quer servir”

Quer saber mais como o marketing de conteúdo pode alavancar seus resultados? Entre em contato com a gente.

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