Francyne Nunes
Redatora
O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes que usa conteúdos ricos como artigos, textos para redes sociais, blogs, vídeos, e-books. O método se baseia nos quatro pilares do Inbound: atrair, converter, vender e encantar. Em outras palavras, é a arte de se comunicar sem vender de maneira explícita. Ele é eficaz para que sua marca alcance autoridade, audiência, retenção de clientes, crescimento contínuo e, claro, mais vendas.
Você provavelmente está cansado de ouvir a frase "a produção de conteúdo pode aumentar as suas vendas". Nos dias de hoje, o conteúdo é a pedra basilar de qualquer negócio que anseie espaço no digital. No entanto, sozinho o conteúdo não fará muita coisa, e sem estratégia não fará nada. Para que seus planos deem resultados, você precisa de planejamento. E é aí que entra o famigerado marketing de conteúdo.
Visualize a cena. Você, um empreendedor de um nicho específico, o produto que você oferece é de qualidade e sempre procura atender as expectativas e necessidades do seu cliente. Do outro lado está o seu concorrente. Ele também oferece um produto de qualidade. Aliás, bem parecido com o seu. No entanto, ele vende mais que você, as pessoas comentam mais sobre a empresa dele que da sua, confiam mais nele que em você. Pode-se apostar que ele está presente nas redes sociais e faz uso de estratégias de conteúdo.
Nesse caso, a disputa é desigual. Você fatalmente ficará para trás. Não tem como competir com alguém que está com a marca bem consolidada e ativa nas redes sociais se você estiver fora da internet.
Olhe ao redor. Analise o comportamento das pessoas por alguns minutos. Todos estão na internet. Ao menor sinal de tédio, sacamos o celular. Verificamos o celular a cada 15 minutos (ou menos). Estamos a todo momento conectados. Não ter sua empresa presente no meio digital hoje significa prejuízo. A pandemia de Covid-19 escancarou essa realidade. A internet é o local onde você encontra o maior número de pessoas dispostas a te ouvir. E dispostas a comprar o seu produto.
Leia também: Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?
Quem não é visto não é lembrado. Essa é uma daquelas verdades inapeláveis e eternas das quais não podemos fugir. Por isso, o marketing de conteúdo bem planejado tem como objetivo fazer com que sua marca apareça positivamente – mas não apenas isso, a ideia é que ela encante e atraia clientes, a ponto de criar, inclusive, leais defensores do seu negócio.
Quando se diz que o marketing de conteúdo é uma forma de fazer o cliente comprar sem vender, o que se quer dizer é que ele se difere do marketing tradicional e que deixa explícita a intenção de vender. No marketing de conteúdo, você mostra ao cliente que se importa com ele. Você deixa evidente que o consumidor é sua prioridade. Para isso, é aplicado os quatro pilares do Inbound Marketing que comentei ali em cima. Não é nenhuma receita mágica. São estratégias focadas em distribuir conteúdo de valor para o público-alvo. Faço um breve resumo abaixo.
Confira a seguir alguns tipos de marketing de conteúdo.
Produzindo conteúdo em redes sociais você conecta as pessoas ao serviço oferecido. Mais que isso. Você descobre quais são as principais dúvidas, o que procuram, o que desejam, o que não concordam, que tipo de abordagem preferem e qual a melhor forma de atraí-las. Tudo isso com o auxílio da interação, comentários, curtidas, compartilhamentos.
A reconhecida empresa de aparelhos auditivos Phonak é um bom exemplo disso. No Instagram, eles humanizam a marca, além de informar e educar o público sobre temas relacionados ao universo auditivo, o que chama atenção de mais consumidores e potenciais clientes.
Posts em Blog
Se você quer melhorar sua marca nos mecanismos de busca, a sugestão é investir em um blog. Um especialista que entenda de SEO pode auxiliá-lo para que seu blog esteja bem rankeado no Google. Com as estratégias certas, ele tornará seu negócio referência na área.
A rede de aparelhos auditivos Audium faz um bom uso dessa plataforma. Lá, eles produzem conteúdo sobre dicas de como cuidar bem da audição, informações sobre aparelhos auditivos e conteúdos ricos voltados para perda auditiva.
O foco do e-book é educar o público. Para construir este conteúdo, você deve ter alguns cuidados. Como coerência, revisão textual e um design adequado e bonito, e, claro, que seja compatível com os ideais do seu negócio. Esse tipo de conteúdo fortalece seu negócio, te dá um status de especialista, aumenta o tráfego do site e é extremamente benéfico para sua reputação online.
Bom, estes são apenas alguns exemplos de como o marketing de conteúdo pode trabalhar a seu favor. Há ainda outras formas, como textos para vídeos, reels, podcasts, infográficos.
Utilize esse método para promover seu negócio, se aproximar e ganhar a confiança do seu público. Sua empresa sairá definitivamente dos bastidores e irá para o palco. Como diria Bernadette Jiwa, especialista em storytelling: “Não há uma única desvantagem em se aproximar das pessoas às quais você quer servir”.
Quer saber mais como o marketing de conteúdo pode alavancar seus resultados? Entre em contato com a gente.