Giovana Lima
Redatora
Você já olhou para um logo e reconheceu a marca apenas pelas cores e fonte da letra? Isso é incrível, não é?
Muitas marcas estão atrás deste objetivo: serem reconhecidas e terem credibilidade somente através de seu logo. A boa notícia é que isso é possível tanto para grandes quanto para pequenas empresas, e pode ser conquistado através de uma estratégia de reconhecimento de marca, que tem o foco de seus consumidores se lembrarem de você de forma positiva somente em uma imagem.
Um dos caminhos para colocar essa estratégia em prática são os anúncios ou as publicações patrocinadas nas redes sociais como Facebook e Instagram. O tempo onde apenas as publicidades offline traziam resultados acabou. Agora é importante ter um equilíbrio entre os dois lados - orgânico e patrocinado - para que sua campanha torne sua marca ou produto visível e seja assertiva.
Segundo, a Digital Global Overview Report de 2021, relatório publicado todos os anos pela Hootsuite em conjunto com a We Are Social, o Brasil está em segundo lugar no ranking em relação ao uso da internet. Atualmente, os brasileiros estão passando uma média de 10 horas e 08 minutos conectados.
Este é o “gatilho” que você precisa para começar a investir no reconhecimento digital da sua marca. Os anúncios do Facebook podem ser de baixo custo e tem um bom poder de segmentação para ir direto aos possíveis clientes da sua marca.
Leia este post completo e confira mais três vantagens do objetivo de campanha de reconhecimento de marca!
Segundo um relatório divulgado pelo próprio Facebook em 2019, em média 93 milhões de pessoas acessam a plataforma diariamente no Brasil, então imagina quantas pessoas podem comprar algo a partir de um anúncio?
O Facebook Ads é o mecanismo de publicidade e marketing que possibilita realizar anúncios pagos dentro do Facebook e do Instagram. Ele permite que você gerencie as suas campanhas dentro do Gerenciador de Anúncios inserindo o objetivo (reconhecimento de marca, consideração e conversão), características para seu público, imagem, texto e o CTA, por exemplo.
Além disso, você tem diversos formatos para apresentar a sua marca ao mundo. Você pode escolher entre imagem estática, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia e ir tanto para o feed quanto para o story.
Com o Facebook Ads é possível que você encontre com mais facilidade pessoas que têm um maior potencial de compra. Com um anúncio atraente e assertivo em seu público-alvo, ele pode chamar mais atenção das pessoas, principalmente pelo fato de que ele poderá ser visto em qualquer dispositivo e em diversas velocidades de conexão.
Lembrando que: as publicações pagas não são limitadas aos seus seguidores, mas sim são direcionadas para todos aqueles dentro do Facebook que são propensos a gostarem da sua marca.
Porém, se a estratégia não for bem elaborada, sem conhecimento do público, sem um bom branding e um planejamento, este investimento pode não suprir suas expectativas. Por isso, é importante sempre ter uma consultoria ou uma parceria com uma agência de marketing digital para ter seu case de sucesso.
Com certeza você já sabe qual é a marca que está na imagem acima. Mesmo apagando algumas partes da logomarca é possível reconhecer pela sua identidade já firmada em nossas vidas desde 1887. A Coca-Cola é um dos exemplos do que é reconhecimento de marca.
Em resumo, a estratégia do reconhecimento de marca é colocar na mente dos consumidores como aquela empresa ou produto possui boa qualidade e vai fazer a diferença em suas vidas de forma positiva. É importante alinhar a comunicação que você transmite com o que a empresa acredita de verdade. Além disso, é necessário trabalhar áreas como a escolha do nome, identidade visual e o objetivo.
Após essa etapa, chega o momento de você investir nos anúncios do Facebook. Dentro da plataforma o objetivo de reconhecimento de marca se dá para “que desejam veicular anúncios para as pessoas mais propensas a se lembrar deles”. Ele proporciona a métrica do aumento estimado de lembrança do anúncio (pessoas), isso quer dizer que quanto mais a pessoa ver o anúncio, maior será a probabilidade de lembrar do que viu e da sua empresa.
Outro objetivo que pode ajudar no reconhecimento de marca é o de alcance, que exibe os seus anúncios para o maior número de pessoas. Isso é bom porque geralmente o Facebook e o Instagram se limitam em mostrar posts orgânicos apenas para quem curtiu ou segue sua página.
Mas e aí? Quais são os principais benefícios de eu começar a fazer anúncios pagos nesta campanha? Confira!
Você já presenciou cases onde os fãs das marcas defendem a com unhas e dentes? Isso acontece quando a empresa ou o produto já tem o reconhecimento do público. Quando a marca se distingue das demais pelos seus diferenciais, tom de voz e atendimento, a tendência é que ela ganhe clientes fiéis.
Isso é um benefício, pois você saberá que sua marca já faz parte do estilo de vida de seus consumidores e eles acreditam no que você tem transmitido através dos produtos. Eles vão ser fiéis a lançamentos de produtos e na divulgação deles, por exemplo.
Você já comprou algo porque confiou em algum familiar, leu comentários no site ou viu algum digital influencer divulgar? Pesquisar na internet tem o seu valor, mas as recomendações possuem um peso forte na decisão de adquirir algum produto.
Também chamado de boca a boca ou marketing de indicação, é uma maneira de realizar compras mais assertivas. Se você já tem defensores da marca será fácil eles te indicarem.
Quando você tem o reconhecimento da marca, consequentemente você se torna especialista em seu segmento. As pessoas confiam que seu produto é de qualidade e é relevante. Você começa a ter clientes apenas por ouvirem o nome da empresa, por exemplo, e de qualquer ponto da jornada de compra.
As métricas podem te ajudar a saber se está no caminho certo ou não, por isso é importante realizar relatório mensais, quinzenais ou até mesmo semanais dependendo da sua demanda.
Todos sonham ter sua marca reconhecida no mercado e isso não é impossível. Basta ter uma estratégia de marketing bem alinhada e planejada, e claro paciência porque este é algo a longo prazo.
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