ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Quando o assunto são investimentos em campanhas de marketing, há dois termos muito importantes para as empresas: ROI e ROAS. Tratam-se de duas métricas bastante utilizadas para mensurar resultados de investimentos, tendo sempre como base uma comparação com o retorno obtido.

A partir da avaliação desses dados, é possível identificar canais e estratégias de sucesso e corrigir rotas em caso de investimentos de baixa entrega. Caso você ainda não conheça essas duas siglas, continue lendo este artigo:

Entendendo o que é ROI

ROI é a sigla para definir o Retorno Sobre o Investimento de uma ação dentro de uma empresa. Na prática, trata-se de um indicador que avalia a porcentagem do lucro ou do prejuízo obtido pela empresa.

A métrica costuma ser aplicada tanto em campanhas publicitárias, quanto no investimento em uma nova ferramenta ou em uma nova estratégia de marketing.

O ROI é fundamental para o sucesso de empresas de diferentes ramos, pois avalia o retorno dos trabalhos internos realizados. Com base em seus dados, fica mais simples descobrir o que não funciona em uma estratégia e aumentar o investimento no que traz um resultado sólido.

Como fazer o cálculo do ROI?

Para entender como calcular o ROI, é preciso inicialmente reunir todos os valores de um determinado investimento. Esse valor será subtraído da receita obtida para depois ser dividido pelo valor do custo investido.

O resultado vai gerar uma porcentagem do ganho no que foi investido. Por exemplo: uma campanha de marketing digital cujo ROI é de 100%, significa que o investidor teve um retorno de valor exato ao seu custo. Isso significa que a campanha apenas conseguiu “se pagar”, mas não gerou lucro.

Caso a campanha tivesse um ROI de 200%, ela teria retornado o dobro do valor investido. Dessa forma, espera-se que o ROI sempre supere os 100%, pois mostra que um investimento trouxe de fato algum faturamento.

Na prática, o cálculo do ROI se dá do seguinte modo:

ROI = [(Receita - Custo) / Custo] x 100

Nesta fórmula, uma ação cujo o custo foi de R$ 1 mil e gerou um retorno de R$ 5 mil tem um ROI de 400%. Vale ressaltar que, apesar do ROI poder ser usado em diversas áreas, ele nem sempre é o ideal para avaliar a eficiência de estratégias de anúncios pagos. Para esses casos, a métricas mais utilizada é o ROAS.

O que é ROAS?

O significado da sigla ROAS é Retorno sobre Investimento em Publicidade, ou seja, é um cálculo similar ao do ROI, mas com foco em campanhas de mídia paga. Devido a isso, essa métrica acaba sendo de grande relevância para agências de marketing e performance.

Entre as plataformas nas quais é possível utilizar o ROAS, é possível citar os anúncios para o Google Ads, o Facebook Ads, o Instagram Ads e qualquer outra ferramenta de marketing em mídia social. Caso o cálculo do retorno do investimento mostre que os anúncios não estão se pagando, pode ser indicada a paralisação ou modificação da campanha.

Calculando o ROAS

Há divergências em torno do modo correto de calcular essa métrica, mas no geral sempre é levado em conta a receita dos anúncios em consideração com o custo das campanhas. Uma fórmula possível de cálculo do ROAS é a seguinte:

ROAS = Receita de mídias pagas / Custo da campanha

Usando esse cálculo, uma campanha que custou R$ 4 mil e gerou uma receita de R$ 8 mil terá uma ROAS de valor 2. O número obtido é o valor em R$ do retorno da campanha. Isso significa que, neste exemplo, o retorno é de R$ 2 para cada real investido.

Há ainda quem prefira utilizar a fórmula do ROI para encontrar o ROAS, gerando não um número específico, mas uma porcentagem. Neste caso, o cálculo fica:

ROAS = [(Receita de mídias pagas - Custo) / Custo] x 100

O ROI e o ROAS no dia a dia de uma empresa

O ROI e o ROAS não devem ser vistos apenas como métricas de resultados. Seus dados devem ser analisados com cuidado para que as empresas possam tomar diferentes ações em seu dia a dia.

De acordo com os resultados obtidos, é possível realizar ações como: investir em teste de mídia paga; modificar a segmentação de campanhas; reavaliar o uso de uma ferramenta; explorar novas oportunidades de investimento.

O ideal é rever os resultados com uma frequência e buscar otimizar sempre que possível as atividades. Isso garante a solidez econômica de uma empresa e seus bons resultados.

Leia também: O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?

 

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